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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
7,35
MB
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Título: |
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Acessibilidade e mobilidade de cadeirantes no transporte público urbano de Maringá |
Autor: |
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Rakelly Giacomo Mercado
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UEM/ENGENHARIA URBANA |
Área Conhecimento |
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ENGENHARIA CIVIL |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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414 |
Resumo |
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No presente trabalho é realizada uma avaliação do sistema de transporte público urbano de
Maringá; enfocando a inserção de pessoas com cadeira de rodas no serviço de transporte
público convencional. A definição dos cadeirantes para grupo de estudo está baseada na
maior dificuldade de locomoção que essas pessoas enfrentam; pois dependem de boas
condições do meio urbano para conseguirem se deslocar com suas cadeiras. A
metodologia; baseada nas normas de acessibilidade; avalia os pontos de parada; o interior
dos veículos e a transposição da fronteira; ou seja; os movimentos de embarque e
desembarque. Os resultados apontam que a medida que os pontos de paradas se afastam da
região central pioram as condições de infra-estrutura; sendo guias rebaixadas e obstruções
os fatores de impedância mais críticos. Os dispositivos de transposição de fronteira; no
caso as plataformas elevatórias veiculares; obtiveram conceito ótimo; atendendo de forma
satisfatória as recomendações da NBR 14022/2006. Com relação ao interior dos veículos; a
avaliação permite inferir que; apesar de existir plataforma elevatória veicular; o leiaute
interno encontra-se em desacordo com as recomendações; principalmente no espaço para
colocação da cadeira; na área de manobra e no dispositivo de fixação da cadeira; tendo
como conseqüência o conceito regular. |
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