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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
502.92
KB
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Título: |
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Crianças de classes populares e suas representações sobre infância, família, escola e raça/etnia |
Autor: |
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Cláudia Machado
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Categoria: |
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Educação |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[ea] Edição do Autor
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Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2004 |
Acessos: |
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2,008 |
Resumo |
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A partir de uma compreensão crítica da infância nas classes populares, em nosso
país, e com base em teorias das representações sociais, este trabalho problematiza
as representações de crianças, de classes populares, sobre infância, família, escola,
raça/etnia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual os sujeitos, escolhidos
intencionalmente, foram vinte e quatro crianças, negras e não-negras, de classes
populares, com idade entre seis e oito anos, que freqüentavam uma escola na
periferia de Porto Alegre (RS). Os dados foram coletados por meio de desenhos,
entrevistas e observações e submetidos a uma análise de conteúdo. Os resultados
revelaram, entre outros, que a infância é caracterizada pelo brincar e estudar; a
família significa morar e trabalhar juntos; os trabalhos domésticos não são
considerados trabalho mas ajuda prestada aos adultos; a finalidade da escola
consiste em ensinar respeito e obediência aos adultos; estereótipos, preconceitos e
discriminações em relação aos negros são percebidos e/ou vivenciados pelas
crianças. |
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