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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,87
MB
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Título: |
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A questão agrária e o meio ambiente: trabalho e educação na luta pela terra e pela sustentabilidade |
Autor: |
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Luiz Américo Araújo Vargas
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRJ/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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992 |
Resumo |
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Estudo das interfaces entre educação ambiental e a proposta de educação do MST a partir do exame de aspectos da questão agrária brasileira atual e seus vínculos com a questão ambiental. A categoria sustentabilidade é tratada a partir do conceito de metabolismo sociedade-natureza de Marx; por meio do qual buscou-se caracterizá-la como categoria histórica; expressão do modo como o homem transforma a natureza e por ela é transformado; o que para o materialismo histórico dialético significa; em síntese; trabalho. Constatou-se que o avanço do agronegócio e a intensificação dos conflitos pela terra no Brasil representam uma reconfiguração do capital no campo; como resultado do advento das políticas neoliberais de reforma do Estado. Esta reconfiguração do capital no campo conduz a novas rupturas do metabolismo sociedade-natureza e está associada à condição dependente do desenvolvimento do capitalismo no Brasil. A análise de indicadores socioeconômicos do meio rural permitiu a identificação de fatores que determinam profundas desigualdades no acesso a direitos públicos fundamentais como; por exemplo; à Educação. Acompanhou-se o processo de implantação de uma proposta de Escola do Campo no assentamento Zumbi dos Palmares; no município de Campos dos Goytacazes; RJ; e a primeira experiência de sistematização e realização de uma Escola Itinerante em uma atividade nacional do MST. As interfaces entre a educação ambiental e a proposta de educação do MST decorrem da centralidade do trabalho assumida nesta proposta para a formação dos sujeitos Sem Terra; como condição de superação de sua alienação; podendo implicar a transformação da práxis desses sujeitos e o surgimento de novas relações metabólicas entre sociedade e natureza. |
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