Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  3,54 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Administração do capital de giro em micro e pequenas empresas: uma pesquisa qualitativa em três restaurantes de Blumenau - SC
Autor:  
  Marco Aurélio Bürkner   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  FURB/ADMINISTRAÇÃO
Área Conhecimento  
  ADMINISTRAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  569
Resumo  
  O capital de giro (ou a falta dele) aparece como um dos principais fatores que leva uma empresa a encerrar as atividades. Assim sendo; esta pesquisa abordou o tema capital de giro; em especial; como ele é administrado em micro e pequenas empresas. Para tanto; utilizou-se o método qualitativo do tipo estudo de caso. A amostra envolve três dirigentes de empresas do setor alimentação (restaurantes) da cidade de Blumenau; em Santa Catarina. Através da pesquisa; identificou-se que os principais dirigentes das empresas são também seus proprietários e que estes contam com uma pessoa de confiança para auxiliá-los na condução do negócio. Além disso; detectou-se uma prática comum nas três empresas pesquisadas: sempre que possível os dirigentes compram à vista para obter melhores preços e adquirirem produtos de qualidade; aumentando a margem de lucro e maximizando as possibilidades de negociação. Eles demonstram ter ciência de que controlar as compras e evitar o endividamento é essencial para a prosperidade do negócio. Outro aspecto que chamou a atenção foi o espírito empreendedor dos proprietários entrevistados; pois; mesmo que em níveis distintos; os três sentiram-se desafiados a reerguer os pontos que; segundo declararam; estavam queimados1. 1Ponto queimado: expressão popular empregada para designar um local no qual foram abertos vários estabelecimentos comerciais e que por algum motivo não prosperaram, obrigando seus proprietários a fecharem as portas ou repassá-los a outros.
     
    Baixar arquivo