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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
979.83
KB
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Título: |
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A cooperação em crianças da rede pública de Natal/RN - Uma abordagem evolucionista |
Autor: |
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Anuska Irene de Alencar
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFRN/PSICOBIOLOGIA |
Área Conhecimento |
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PSICOLOGIA |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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354 |
Resumo |
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A cooperação é um comportamento bastante difundido e estimulado em todas as
culturas. Provavelmente pressões seletivas trouxeram vantagens para indivíduos que
cooperavam, e por essa razão, esse comportamento está presente nas sociedades
humanas. Muito do que se estuda sobre cooperação e seleção natural foi compreendida
utilizando a teoria dos jogos, uma abordagem matemática que ajuda compreender o
conflito e a cooperação. Acreditamos a seleção natural e a teoria dos jogos podem nos
ajudar a compreender esses comportamentos e escrevemos dois artigos teóricos
abordando essa idéia. Verificamos também, que muito dos achados sobre cooperação
foram realizados com adultos. Pelo fato da teoria dos jogos ser eficaz para
compreender esse fenômeno, e de fácil aplicação e compreensão, utilizamos dois jogos
em crianças de 5 a 11 anos de idade: o jogo da terra dos comuns e o dos bens públicos.
Os achados estão relatados em quatro artigos empíricos. Neles verificamos que as
crianças respondem aos dilemas sociais da teoria dos jogos de forma semelhante aos
adultos. Elas ajustam as jogadas em função do retorno que obtém dos companheiros;
são cooperativas no início e reduzem a cooperação ao longo das sessões; na ausência
de punição o nível de oportunismo aumentou, principalmente nos grupos grandes;
meninos e meninas se comportam de forma diferente na hora de realizar as doações. O
conjunto deste trabalho sugere que a cooperação tem uma base evolutiva em humanos
e que ela está presente desde cedo nos padrões apresentados pelos adultos. |
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