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Pesquisa Básica
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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Avaliação da efetividade de um programa de orientação comportamental para treinadores de futebol
Autor:  
  Evandro Cristian Peixoto Elioterio   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UEL/ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Área Conhecimento  
  PSICOLOGIA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  313
Resumo  
  A presente pesquisa constou de dois estudos. O Estudo I teve por objetivo elaborar um manual de orientação comportamental para treinadores de futebol e o Estudo II objetivou avaliar o efeito de um programa de orientação comportamental para treinadores de futebol sobre as verbalizações do treinador com seus atletas durante treinos técnico-táticos. Para a elaboração do manual foram registradas diversas situações de interação treinador-atletas observadas durante treinos técnico-táticos de dois treinadores de futebol com atletas da categoria juvenil de duas equipes de alto rendimento. O Manual de Orientação Comportamental para Treinadores de Futebol foi elaborado com o formato de vinhetas em quadrinhos. Constou de cinco situações de interação treinador-atleta; todas relacionadas à possibilidade ou não de apresentação; pelo treinador; de verbalizações categorizadas como elogios/incentivo ou punição ao comportamento do atleta. Para cada situação foram apresentadas duas formas distintas de atuação do treinador diante do comportamento do atleta. O Manual continha; também; informações analítico-comportamentais sobre as situações representadas nas vinhetas. O Estudo II foi um estudo de caso único em que se realizou a aplicação de um programa de orientação comportamental para treinadores de futebol junto a um treinador da categoria juvenil de uma equipe de alto rendimento. O programa foi aplicado em duas sessões onde foram discutidos os efeitos do elogio e incentivos e da punição sobre o comportamento dos atletas. O manual elaborado no Estudo I foi usado como material instrucional de apoio durante a intervenção. A coleta de dados foi realizada durante treinos técnico-táticos conduzidos pelo participante com a equipe. As verbalizações do treinador foram gravadas em áudio ao longo de oito treinos consecutivos; sendo quatro treinos durante a fase de linha de base; dois treinos na fase da intervenção e dois treinos na fase de pós-intervenção. As verbalizações foram categorizadas em Elogios/Incentivos; Punição; Ordens/Comandos; Instruções dadas de forma completa; Instruções dadas de forma incompleta e Outras. Os resultados apontaram aumento na freqüência de verbalizações da categoria Elogios/Incentivos e diminuição na freqüência de verbalizações da categoria Punição; nas fases de intervenção e pós-intervenção. Não houve alterações relevantes na freqüência das demais categorias ao longo do estudo. Os dados corroboram outros estudos da literatura que indicam que programas de orientação comportamental são efetivos em produzir mudanças nas verbalizações de treinadores junto a seus atletas.
     
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