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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,12
MB
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Título: |
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A ambientalização da formação do arquiteto: o caso do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (CAU, EESC-USP) |
Autor: |
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Alessandra Pavesi
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSCAR/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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433 |
Resumo |
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Esta pesquisa teve como foco a ambientalização do currículo de cursos de graduação e; como propósito principal; a estruturação de um percurso teórico-metodológico de investigação que permita analisar elementos constitutivos de processos de ambientalização curricular. Este percurso tem em seu âmago a interpretação das concepções epistemológicas gerais de um grupo de professores do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos (CAU; EESC-USP): suas opiniões; argumentações; experiências/práticas; dilemas; etc. sobre o problema da ambientalização ou incorporação da dimensão ambiental no processo de formação do arquiteto e no currículo. Sem perder de vista o debate mais amplo sobre a ambientalização da educação superior; definida com base em conferências internacionais; políticas brasileiras e discursos e pesquisas acadêmicas; a discussão dos constructos dos professores se apoiou nas reflexões de autores que se aprofundaram em questões próprias do campo do currículo e do ensino da arquitetura. Da análise dos resultados; emerge um quadro de elementos e condições que atestam a natureza complexa e problemática da ambientalização curricular; a qual; longe de restringir-se à inserção de temas e conteúdos ambientais; demanda a tomada de decisões e ações que afetam o currículo sob os aspectos de suas funções sociais e culturais; da organização de seus conteúdos; das práticas que organiza e dos procedimentos de sua construção/inovação; podendo provocar mudanças profundas na trama social e na dinâmica das escolas/cursos. |
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