Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  2.54 MB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  O valor das torcidas de futebol: o customer equity dos clubes a partir dos resultados de bilheteria no campeonato brasileiro
Autor:  
  Francisco Rocha dos Santos   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPR/ADMINISTRAÇÃO
Área Conhecimento  
  ADMINISTRAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  349
Resumo  
  O futebol como negócio vem se apresentando como um mercado relevante da indústria do entretenimento. As relações entre clubes e suas respectivas torcidas envolvem questões peculiares de lealdade e identidade; caracterizando o torcedor como um consumidor incomum. A presente pesquisa teve como objetivos a valoração das torcidas de futebol baseada no conceito do Customer Equity e a análise das correlações do desempenho esportivo e jogos “clássicos” com os níveis de bilheteria e rentabilidade das partidas. A amostra foi composta pelos dados dos boletins financeiros das partidas de 4 clubes de futebol profissional que disputaram a Série A do Campeonato Brasileiro entre 2004 e 2007; totalizando 328 casos. Os resultados apresentam uma proposta de modelo para o cálculo do Customer Equity dos clubes de futebol e indícios de correlação positiva do desempenho esportivo e dos jogos “clássicos” sobre os níveis de bilheteria e rentabilidade. Finalmente; são indicados outros possíveis mediadores para o comportamento de compra de ingressos pelos torcedores de futebol.
     
    Baixar arquivo