|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
2.54
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
O valor das torcidas de futebol: o customer equity dos clubes a partir dos resultados de bilheteria no campeonato brasileiro |
Autor: |
|
Francisco Rocha dos Santos
 |
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFPR/ADMINISTRAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
ADMINISTRAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
349 |
Resumo |
|
O futebol como negócio vem se apresentando como um mercado relevante da
indústria do entretenimento. As relações entre clubes e suas respectivas torcidas
envolvem questões peculiares de lealdade e identidade; caracterizando o torcedor
como um consumidor incomum. A presente pesquisa teve como objetivos a
valoração das torcidas de futebol baseada no conceito do Customer Equity e a
análise das correlações do desempenho esportivo e jogos clássicos com os níveis
de bilheteria e rentabilidade das partidas. A amostra foi composta pelos dados dos
boletins financeiros das partidas de 4 clubes de futebol profissional que disputaram a
Série A do Campeonato Brasileiro entre 2004 e 2007; totalizando 328 casos. Os
resultados apresentam uma proposta de modelo para o cálculo do Customer Equity
dos clubes de futebol e indícios de correlação positiva do desempenho esportivo e
dos jogos clássicos sobre os níveis de bilheteria e rentabilidade. Finalmente; são
indicados outros possíveis mediadores para o comportamento de compra de
ingressos pelos torcedores de futebol. |
|
|
|
|
|
 |
|
|
|