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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,24
MB
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Título: |
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A construção da docência na educação a distância: um estudo de caso na Universidade do Oeste de Santa Catarina |
Autor: |
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Roseli Rocha Moterle
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNOESC/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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353 |
Resumo |
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A Educação a Distância cresceu consideravelmente nos últimos anos; em especial; após o desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação; criando ambientes virtuais de aprendizagem nos quais a troca de experiências e a interatividade constituem um novo espaço pedagógico. A formação de professores para atuar na modalidade a distância é tema de estudo desta pesquisa; que tem por objetivo principal investigar a construção da docência; considerando a mobilização de saberes e a prática pedagógica. Em relação aos procedimentos metodológicos; quanto à forma de abordagem optou-se pela pesquisa qualitativa; utilizou-se o método de estudo de caso por tratar-se de um trabalho de investigação em somente uma instituição; mais precisamente na Unoesc Campus de Joaçaba. Os dados foram coletados por meio de entrevista; realizada aos professores tutores das disciplinas de Metodologia Científica e Ética e Sociedade; oferecidas na modalidade a distância no ano de 2006. A partir da transcrição das entrevistas; procurou-se identificar os saberes que os professores mobilizam na ação pedagógica; suas manifestações e dificuldades; procedimentos e estratégias utilizadas no processo de construção da docência na modalidade a distância; de acordo com as categorias: processo de mediação; incentivo à autonomia; promoção da interação e avaliação e feedback. A partir dos depoimentos; percebeu-se que os professores têm domínio do conteúdo e dos recursos tecnológicos disponíveis; reconhecem a necessidade de uma nova postura docente para atuar na modalidade a distância; procuram incentivar os alunos a desenvolver a autonomia; mas assinalam que o processo é lento e difícil de ser percebido. Para promover a interação; os professores perceberam a necessidade de estar em contato permanente; todavia a quantidade de alunos em cada turma dificulta esse processo. A fim de avaliar os professores; procurou-se considerar o desempenho do aluno no decorrer do processo; ainda que tenham certa insegurança. Para enviar um feedback da avaliação; os professores acabam padronizando alguns textos; também em função do número de alunos da turma. Compreende-se que o objeto de estudo dessa investigação necessita de maior aprofundamento; contudo destacam-se o entusiasmo; o comprometimento e a preocupação dos professores com o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de uma aprendizagem da docência de forma coletiva. |
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