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Título:  
  A construção da docência na educação a distância: um estudo de caso na Universidade do Oeste de Santa Catarina
Autor:  
  Roseli Rocha Moterle   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNOESC/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  353
Resumo  
  A Educação a Distância cresceu consideravelmente nos últimos anos; em especial; após o desenvolvimento das novas tecnologias de informação e comunicação; criando ambientes virtuais de aprendizagem nos quais a troca de experiências e a interatividade constituem um novo espaço pedagógico. A formação de professores para atuar na modalidade a distância é tema de estudo desta pesquisa; que tem por objetivo principal investigar a construção da docência; considerando a mobilização de saberes e a prática pedagógica. Em relação aos procedimentos metodológicos; quanto à forma de abordagem optou-se pela pesquisa qualitativa; utilizou-se o método de estudo de caso por tratar-se de um trabalho de investigação em somente uma instituição; mais precisamente na Unoesc Campus de Joaçaba. Os dados foram coletados por meio de entrevista; realizada aos professores tutores das disciplinas de Metodologia Científica e Ética e Sociedade; oferecidas na modalidade a distância no ano de 2006. A partir da transcrição das entrevistas; procurou-se identificar os saberes que os professores mobilizam na ação pedagógica; suas manifestações e dificuldades; procedimentos e estratégias utilizadas no processo de construção da docência na modalidade a distância; de acordo com as categorias: processo de mediação; incentivo à autonomia; promoção da interação e avaliação e feedback. A partir dos depoimentos; percebeu-se que os professores têm domínio do conteúdo e dos recursos tecnológicos disponíveis; reconhecem a necessidade de uma nova postura docente para atuar na modalidade a distância; procuram incentivar os alunos a desenvolver a autonomia; mas assinalam que o processo é lento e difícil de ser percebido. Para promover a interação; os professores perceberam a necessidade de estar em contato permanente; todavia a quantidade de alunos em cada turma dificulta esse processo. A fim de avaliar os professores; procurou-se considerar o desempenho do aluno no decorrer do processo; ainda que tenham certa insegurança. Para enviar um feedback da avaliação; os professores acabam padronizando alguns textos; também em função do número de alunos da turma. Compreende-se que o objeto de estudo dessa investigação necessita de maior aprofundamento; contudo destacam-se o entusiasmo; o comprometimento e a preocupação dos professores com o processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento de uma aprendizagem da docência de forma coletiva.
     
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