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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,93
MB
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Título: |
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O ensino de filosofia da educação nos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul |
Autor: |
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José Carlos da Silva
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSCAR/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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301 |
Resumo |
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O ensino de filosofia da educação nos cursos de pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; no período de 1999 a 2003; é o objeto de investigação deste trabalho; que foi estruturado em duas partes. Na primeira; fizemos uma aproximação a este objeto de estudo; mostrando as raízes históricas da relação entre filosofia e educação; os caminhos do ensino da filosofia no Brasil e as relações entre filosofia; política e educação no pensamento de Antonio Gramsci. Na segunda; realizamos a análise do objeto de estudo. Com base nos dados concretos encontrados descrevemos o modo como os professores ministram o ensino da filosofia da educação. Após conhecer o perfil acadêmico dos docentes; foram apreciados e analisados tanto os documentos encontrados quanto os depoimentos coletados por meio das entrevistas com professores e alunos. Desse modo; ultrapassamos o senso comum; desvelado os pressupostos e os referenciais teórico-metodológicos que fundamentaram essa prática de ensino. A pesquisa revelou que; apesar de estarem inseridos num Estado economicamente agropecuário; semi-industrializado; em um momento de hegemonia mundial do capitalismo neoliberal globalizado; os professores; em sua maioria; agiram influenciados; de forma direta ou indireta; pelo referencial teórico-metodológico marxista; principalmente pelo historicismo de Antonio Gramsci. A pesquisa evidenciou ainda as motivações que levaram os professores a adotarem este referencial; os seus avanços e as contradições existentes nessa prática pedagógica; os seus equívocos; os seus limites que podem ser superados para que essa práxis acadêmica seja mais coerente com o referencial adotado e com os objetivos propostos. |
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