Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  807,30 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A comunicação publicitária como reencantamento: a relação entre publicidade e religião no Brasil e na América Latina
Autor:  
  Deborah Pereira da Silva   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/SP/COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA
Área Conhecimento  
  COMUNICAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  439
Resumo  
  Este trabalho tem como objetivo estudar as relações que ocorrem entre publicidade e religião; no sentido de mostrar como a primeira pode tomar o lugar da segunda na função de reencantamento da vida. A tese que suporta esse objetivo é a de que o conceito de encantamento sofreu alterações ao longo do tempo; sendo o primeiro momento de transformação o que assinala que a religião teria perdido sua função de encantar a vida; com os impactos trazidos pelos avanços da ciência e da tecnologia; abarcados no desenvolvimento econômico. Nessa primeira parte trabalhou-se com Max Weber; pois é dele o conceito de desencantamento do mundo. A partir dele; então; procurou-se traçar como e porque a religião se deslocou como centro do sentido da vida e permitiu que a economia; por meio da ética puritana; da ciência e da tecnologia; permitisse o deslizamento de significação da vida para a publicidade e o consumo. Esse reposicionamento aponta para um enorme vazio de significados. Para trabalhar a noção de vazio; buscou-se no pensamento de Freud a compreensão da tendência humana a não aceitar o mundo sem encantamento. Na seqüência deste trabalho; investigou-se como o conceito de encantamento saiu da religião e se ancorou na publicidade; trazendo dois autores para o debate – Angus e Jhally –; pois discutem a possibilidade desse imbricamento. Por ser a publicidade a porta-voz da sociedade de consumo; trabalhamos com Canclini para compreender o consumo; em especial na América Latina; e Marx; com seus dois conceitos fundamentais de fetiche e reificação. Lotman é fundamental para estudarmos as relações com a semiótica da cultura; e Morin; para compreendermos aspectos distintos e complexos das diferentes culturas. Em nossa pesquisa; todo esse conjunto construto-intelectual é configurado num lócus específico; Brasil e América Latina. Ampla região em que o sagrado e profano estão profundamente imbricados desde o período colonial; elaborando e reelaborando as várias vias do reencantamento da vida. Nesta pesquisa estão discutidas as aproximações e os distanciamentos que essa região tem elaborado sobre o tema; principalmente em virtude de sua hibridização cultural; em comparação às outras regiões do mundo em que o desencantamento trazido pela ciência e tecnologia se faz de forma mais significativa
     
    Baixar arquivo