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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
807,30
KB
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Título: |
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A comunicação publicitária como reencantamento: a relação entre publicidade e religião no Brasil e na América Latina |
Autor: |
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Deborah Pereira da Silva
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/SP/COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA |
Área Conhecimento |
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COMUNICAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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439 |
Resumo |
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Este trabalho tem como objetivo estudar as relações que ocorrem entre publicidade e religião; no sentido de mostrar como a primeira pode tomar o lugar da segunda na função de reencantamento da vida. A tese que suporta esse objetivo é a de que o conceito de encantamento sofreu alterações ao longo do tempo; sendo o primeiro momento de transformação o que assinala que a religião teria perdido sua função de encantar a vida; com os impactos trazidos pelos avanços da ciência e da tecnologia; abarcados no desenvolvimento econômico. Nessa primeira parte trabalhou-se com Max Weber; pois é dele o conceito de desencantamento do mundo. A partir dele; então; procurou-se traçar como e porque a religião se deslocou como centro do sentido da vida e permitiu que a economia; por meio da ética puritana; da ciência e da tecnologia; permitisse o deslizamento de significação da vida para a publicidade e o consumo. Esse reposicionamento aponta para um enorme vazio de significados. Para trabalhar a noção de vazio; buscou-se no pensamento de Freud a compreensão da tendência humana a não aceitar o mundo sem encantamento. Na seqüência deste trabalho; investigou-se como o conceito de encantamento saiu da religião e se ancorou na publicidade; trazendo dois autores para o debate Angus e Jhally ; pois discutem a possibilidade desse imbricamento. Por ser a publicidade a porta-voz da sociedade de consumo; trabalhamos com Canclini para compreender o consumo; em especial na América Latina; e Marx; com seus dois conceitos fundamentais de fetiche e reificação. Lotman é fundamental para estudarmos as relações com a semiótica da cultura; e Morin; para compreendermos aspectos distintos e complexos das diferentes culturas. Em nossa pesquisa; todo esse conjunto construto-intelectual é configurado num lócus específico; Brasil e América Latina. Ampla região em que o sagrado e profano estão profundamente imbricados desde o período colonial; elaborando e reelaborando as várias vias do reencantamento da vida. Nesta pesquisa estão discutidas as aproximações e os distanciamentos que essa região tem elaborado sobre o tema; principalmente em virtude de sua hibridização cultural; em comparação às outras regiões do mundo em que o desencantamento trazido pela ciência e tecnologia se faz de forma mais significativa |
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