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Título:  
  Ensino de física nas séries iniciais: um estudo de caso sobre formação docente com ênfase na experimentação e na informática educativa
Autor:  
  Cristiane Rodrigues De Rodrigues   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/RS/EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Área Conhecimento  
  Área Não Informada
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  199
Resumo  
  Este trabalho descreve um estudo de caso; com abordagem metodológica qualitativa; sobre a formação em Ciências Físicas de futuros professores das séries iniciais do Ensino Fundamental; em um contexto de metodologias; experimentais e virtuais; adotando-se uma abordagem caracterizada por pressupostos construtivistas. Objetivou-se investigar traços do perfil epistemológico desses futuros professores; analisando-se; também; reações positivas e obstáculos identificados no decorrer do processo experimental e virtual; para a elaboração de uma unidade didática sobre a temática “Raios; Relâmpagos e Trovões”. Os resultados apontam obstáculos de ordem conceitual; psico-cognitiva e metodológica; na compreensão; explicação e repercussão dos fenômenos físicos estudados na dimensão real para a virtual. Por outro lado; indicam reações positivas como a preocupação dos sujeitos com a própria formação e com a aprendizagem do aluno. Constatou-se que a metodologia desenvolvida pôde promover; nos sujeitos; uma tomada de consciência da importância e da necessidade do ensino experimental de Física; com o auxilio do computador como recurso pedagógico; nas séries iniciais do Ensino Fundamental; oportunizando-lhes um contexto de questionamentos; reflexões e construções; baseadas nas experiências; na alfabetização científica a partir da relação teoria e prática; na mediação; no diálogo e no desenvolvimento cognitivo; favorecendo uma educação autônoma e a apropriação de novas concepções metodológicas de ensino.
     
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