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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
22,76
MB
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Título: |
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Ensino de física nas séries iniciais: um estudo de caso sobre formação docente com ênfase na experimentação e na informática educativa |
Autor: |
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Cristiane Rodrigues De Rodrigues
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/RS/EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Área Conhecimento |
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Área Não Informada |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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199 |
Resumo |
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Este trabalho descreve um estudo de caso; com abordagem metodológica
qualitativa; sobre a formação em Ciências Físicas de futuros professores das séries
iniciais do Ensino Fundamental; em um contexto de metodologias; experimentais e
virtuais; adotando-se uma abordagem caracterizada por pressupostos
construtivistas. Objetivou-se investigar traços do perfil epistemológico desses futuros
professores; analisando-se; também; reações positivas e obstáculos identificados no
decorrer do processo experimental e virtual; para a elaboração de uma unidade
didática sobre a temática Raios; Relâmpagos e Trovões. Os resultados apontam
obstáculos de ordem conceitual; psico-cognitiva e metodológica; na compreensão;
explicação e repercussão dos fenômenos físicos estudados na dimensão real para a
virtual. Por outro lado; indicam reações positivas como a preocupação dos sujeitos
com a própria formação e com a aprendizagem do aluno. Constatou-se que a
metodologia desenvolvida pôde promover; nos sujeitos; uma tomada de consciência
da importância e da necessidade do ensino experimental de Física; com o auxilio do
computador como recurso pedagógico; nas séries iniciais do Ensino Fundamental;
oportunizando-lhes um contexto de questionamentos; reflexões e construções;
baseadas nas experiências; na alfabetização científica a partir da relação teoria e
prática; na mediação; no diálogo e no desenvolvimento cognitivo; favorecendo uma
educação autônoma e a apropriação de novas concepções metodológicas de
ensino. |
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