|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
470,65
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
A educação profissional e a aprendizagem do trabalho na nova ordem econômica |
Autor: |
|
Mônica Ferreira de Farias
 |
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFRJ/SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA |
Área Conhecimento |
|
ANTROPOLOGIA |
Nível |
|
Doutorado
|
Ano da Tese |
|
2006 |
Acessos: |
|
368 |
Resumo |
|
Esta pesquisa objetiva o estudo e a análise do processo de articulação entre a formação geral e a formação técnica na educação Profissional através das práticas pedagógicas. Para tanto; realizamos uma pesquisa de campo em uma escola técnica de nível médio na cidade de Niterói; Estado do Rio de Janeiro; em que foram entrevistados professores; coordenadores; diretores e orientadores educacionais desta instituição. A opção por estes profissionais deve-se a iniciativa desta pesquisa de mapear o campo em que se insere a Educação Profissional no processo de formação do trabalhador técnico; a partir da visão daqueles que operacionalizam estas práticas sociais no ambiente escolar. A análise deste material aponta para uma histórica "dualidade estrutural" (KUENZER; 1997) entre a formação geral e a formação técnica nesta modalidade de ensino; acarretando inúmeras contradições entre as exigências colocadas pela nova ordem econômica e o perfil do trabalhador inserido no mundo do trabalho. |
|
|
|
|
|
 |
|
|
|