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Título:  
  O atendimento às demandas da escola analisadas por ex-gestores/participantes da educação pública
Autor:  
  Robson da Silva Pereira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/SP/EDUCAÇÃO (PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO)
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  271
Resumo  
  Considerando-se que a escola é objeto de intensos estudos; pesquisas e preocupações diversas; e que no Brasil; com a redemocratização recente; muitos profissionais da educação; notadamente professores; possuidores de currículum profissional com estreita ligação com a educação escolar em distintos níveis; puderam ascender a cargos públicos em Secretarias de Educação; Ministérios e assessorias diversas; buscou-se saber quais foram as contribuições/projetos que implementaram e que consideraram mais importantes para melhorar a educação escolar e por quê? Pesquisou-se; também; quais foram os principais problemas educacionais; assim como; as principais barreiras encontradas nesse período e por que foram assim consideradas. A pesquisa contou com 6 participantes que foram entrevistados; segundo um roteiro que tinha como eixo questões como as apresentadas acima; além de outras consideradas relevantes ao longo da entrevista. Após a transcrição das gravações; foram elencados os temas considerados mais importantes para responder às perguntas de pesquisa. Analisaram-se e discutiram-se os temas que emergiram de suas intervenções. A passagem desses profissionais pela gestão pública em educação revelou uma forte preocupação; que tinha como prioridade; o atendimento de necessidades pedagógicas das escolas entre as quais a implantação dos ciclos/progressão continuada; correção de fluxo série-idade; formação permanente docente e democratização da gestão. Por ouro lado; os resultados expuseram que há uma significativa distância entre o que se defende e se pensa para a educação escolar e as efetivas condições práticas para sua aplicação.
     
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