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Título:  
  O vinho das almas: xamanismo e cristianismo no Santo Daime
Autor:  
  Claudio Alvarez Ferreira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/SP/CIÊNCIAS DA RELIGIÃO
Área Conhecimento  
  TEOLOGIA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  1.158
Resumo  
  O movimento religioso brasileiro; conhecido como Santo Daime; nasceu na periferia de Rio Branco; estado do Acre; durante a década de 30; do século XX. Fundado pelo maranhense Raimundo Irineu Serra; esse movimento religioso tem como eixo central de sua ritualística a ingestão de uma bebida sagrada conhecida como Santo Daime. Em decorrência de suas peculiaridades e pela sua expansão pelo Brasil e pelo mundo; o Santo Daime se destacou no cenário religioso nacional e internacional. Durante seu processo de formação; foram sendo fundidas e reelaboradas matrizes religiosas das mais diversas; como o cristianismo; o xamanismo amazônico; correntes esotéricas; o espiritismo kardecista e as religiões afro-brasileiras. Considerando a matriz xamânica como a mais importante; boa parte dos trabalhos acadêmicos sobre o tema interpreta o Santo Daime como um movimento xamânico; levando em conta as experiências extáticas dos participantes dos rituais daimistas; as lideranças comparadas aos xamãs e os processos de cura com a bebida sagrada. Entretanto; o que se observa; considerando-se o conjunto doutrinário e de símbolos daimistas; é que existe um eixo central cristão que norteia todo processo de reelaboração simbólica na constituição do Santo Daime. Portanto; mais que um movimento xamânico; o Santo Daime é um movimento cristão; estabelecendo uma forma muito peculiar de seguir os princípios do cristianismo; profundamente influenciada pelas práticas e símbolos do catolicismo popular brasileiro. Neste sentido; o Daime de Guarda; uma categoria particular de utilização privada da bebida sagrada; se aproxima amplamente do culto doméstico aos santos nas práticas católicas populares do Brasil.
     
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