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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
778,48
KB
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Título: |
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Educação e computador: construindo a prática pedagógica em uma perspectiva construcionista, com alunas do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Maringá-PR |
Autor: |
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Marisa Morales Penati
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UEM/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2005 |
Acessos: |
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202 |
Resumo |
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A inserção do computador no processo educacional exige reflexão crítica e formação de professores para construir e sustentar uma prática pedagógica em que o mesmo se constitua em uma ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem. A presente pesquisa foi desenvolvida com uma amostra constituída por dezenove alunas; da segunda série do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá; durante o período letivo de 2003. Teve como objetivo conhecer a base teórica do processo de ensino e aprendizagem construcionista; a fim de implementar ações que possibilitassem uma prática pedagógica favorecida pelo uso do computador; coerente com essa perspectiva teórica. A investigação insere-se na discussão a respeito de como a informática na educação pode promover mudanças educacionais necessárias aos tempos atuais; focalizando uma reflexão em relação ao uso do computador; em benefício do desenvolvimento cognitivo. Para tanto; optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa; na modalidade da pesquisa-ação; envolvendo pesquisadora e participantes em um processo cooperativo e participativo de aprendizagem. Com base nos dados obtidos por meio de entrevista realizada com as acadêmicas participantes; foram organizadas e desenvolvidas ações; alternadas por estudos teóricos e práticos; sob a forma de oficinas: Oficina I Computador e Internet na Educação; Oficina II Avaliação de Programas e Páginas Educativas; e Oficina III Protótipo para a Construção de uma Página na Internet. A fundamentação teórica foi obtida em textos produzidos por pesquisadores da área; tencionando fomentar as discussões dos aspectos pedagógicos da aplicação do computador; para atuação do professor em ambientes informatizados. Os estudos práticos foram realizados no computador; objetivando contextualizar as situações de aprendizagem para que as pedagogas; em formação inicial; pudessem experienciar as ações propostas após o estudo teórico. Buscou-se; nessas atividades; o desenvolvimento das competências necessárias à construção de uma prática pedagógica construcionista; tendo o computador como instrumento de apoio. Importa destacar que o processo vivenciado foi rico em aprendizagens que permitissem uma visão mais ampla do processo educacional; tanto da perspectiva das alunas colaboradoras da pesquisa quanto da pesquisadora; proporcionando condições o desenvolvimento de atividades educativas alicerçadas pelos princípios construcionistas. |
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