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Título:  
  Educação e computador: construindo a prática pedagógica em uma perspectiva construcionista, com alunas do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Maringá-PR
Autor:  
  Marisa Morales Penati   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UEM/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2005
Acessos:  
  325
Resumo  
  A inserção do computador no processo educacional exige reflexão crítica e formação de professores para construir e sustentar uma prática pedagógica em que o mesmo se constitua em uma ferramenta no processo de ensino e de aprendizagem. A presente pesquisa foi desenvolvida com uma amostra constituída por dezenove alunas; da segunda série do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá; durante o período letivo de 2003. Teve como objetivo conhecer a base teórica do processo de ensino e aprendizagem construcionista; a fim de implementar ações que possibilitassem uma prática pedagógica favorecida pelo uso do computador; coerente com essa perspectiva teórica. A investigação insere-se na discussão a respeito de como a informática na educação pode promover mudanças educacionais necessárias aos tempos atuais; focalizando uma reflexão em relação ao uso do computador; em benefício do desenvolvimento cognitivo. Para tanto; optou-se por realizar uma pesquisa qualitativa; na modalidade da pesquisa-ação; envolvendo pesquisadora e participantes em um processo cooperativo e participativo de aprendizagem. Com base nos dados obtidos por meio de entrevista realizada com as acadêmicas participantes; foram organizadas e desenvolvidas ações; alternadas por estudos teóricos e práticos; sob a forma de oficinas: Oficina I – Computador e Internet na Educação; Oficina II – Avaliação de Programas e Páginas Educativas; e Oficina III – Protótipo para a Construção de uma Página na Internet. A fundamentação teórica foi obtida em textos produzidos por pesquisadores da área; tencionando fomentar as discussões dos aspectos pedagógicos da aplicação do computador; para atuação do professor em ambientes informatizados. Os estudos práticos foram realizados no computador; objetivando contextualizar as situações de aprendizagem para que as pedagogas; em formação inicial; pudessem experienciar as ações propostas após o estudo teórico. Buscou-se; nessas atividades; o desenvolvimento das competências necessárias à construção de uma prática pedagógica construcionista; tendo o computador como instrumento de apoio. Importa destacar que o processo vivenciado foi rico em aprendizagens que permitissem uma visão mais ampla do processo educacional; tanto da perspectiva das alunas colaboradoras da pesquisa quanto da pesquisadora; proporcionando condições o desenvolvimento de atividades educativas alicerçadas pelos princípios construcionistas.
     
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