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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
928,00
KB
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Título: |
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A (re)construção de conhecimentos em rede: desafios à escola para a educação no ciberespaço |
Autor: |
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Márcia Fink
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNIJUÍ/EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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479 |
Resumo |
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O presente trabalho buscou; na experiência do Laboratório de Informática Educativa
do Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela de Miraguaí/RS; compreender ações
educativas que justificassem a inserção do Ciberespaço na Instituição Escolar e o despertar de
aprendizagens e significados aos educandos pelas mediações pedagógicas no espaço
tecnológico. Isso nos possibilitou perceber a (re)construção de conhecimentos em rede; a
organização de informações fragmentadas e a rearticulação de linguagens e metodologias de
uso; para a utilização/aplicação da Internet através dos componentes curriculares da Escola.
Nesse sentido; o desenvolvimento da pesquisa buscou - através de aporte bibliográfico e
abordagem qualitativa; com procedimentos metodológicos de estudo de caso; abrangendo a
análise documental e o registro escrito das observações realizadas - respaldar o trabalho
empírico acerca da postulação de um sujeito do espaço escolar (professor; aluno e outro) no
Ciberespaço como sujeito (co)autor de sua própria aprendizagem. Para isso; investigamos
mecanismos que permitissem que as atividades escolares quando mediadas; especialmente
pela Internet; levassem à produção de significações comuns; acreditando ser ela um rico
universo virtual de variadas informações que nos afeta para além da mera interação com a
máquina. Não é o caso de imaginá-la; por si só; como geradora de conhecimentos; vale; isto
sim; acreditar que nossa intervenção como educadores faz-se necessária como suporte aos
educandos na articulação dessas informações; possibilitando que estes as analisem; as
relacionem e as reorganizem em esquemas que os levem a novos conhecimentos. Diante
disso; o foco da pesquisa centrou-se em provocar a reflexão da prática docente no ambiente
tecnológico; questionando as formalizações do conhecimento e do saber nesse espaço; e
percebendo como se dá a relação didático-pedagógica entre educador e educando; quando
estes percorrem o hipertexto na rede. |
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