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Título:  
  A (re)construção de conhecimentos em rede: desafios à escola para a educação no ciberespaço
Autor:  
  Márcia Fink   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIJUÍ/EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  479
Resumo  
  O presente trabalho buscou; na experiência do Laboratório de Informática Educativa do Instituto Estadual de Educação Fagundes Varela de Miraguaí/RS; compreender ações educativas que justificassem a inserção do Ciberespaço na Instituição Escolar e o despertar de aprendizagens e significados aos educandos pelas mediações pedagógicas no espaço tecnológico. Isso nos possibilitou perceber a (re)construção de conhecimentos em rede; a organização de informações fragmentadas e a rearticulação de linguagens e metodologias de uso; para a utilização/aplicação da Internet através dos componentes curriculares da Escola. Nesse sentido; o desenvolvimento da pesquisa buscou - através de aporte bibliográfico e abordagem qualitativa; com procedimentos metodológicos de estudo de caso; abrangendo a análise documental e o registro escrito das observações realizadas - respaldar o trabalho empírico acerca da postulação de um sujeito do espaço escolar (professor; aluno e outro) no Ciberespaço como sujeito (co)autor de sua própria aprendizagem. Para isso; investigamos mecanismos que permitissem que as atividades escolares quando mediadas; especialmente pela Internet; levassem à produção de significações comuns; acreditando ser ela um rico universo virtual de variadas informações que nos afeta para além da mera interação com a máquina. Não é o caso de imaginá-la; por si só; como geradora de conhecimentos; vale; isto sim; acreditar que nossa intervenção como educadores faz-se necessária como suporte aos educandos na articulação dessas informações; possibilitando que estes as analisem; as relacionem e as reorganizem em esquemas que os levem a novos conhecimentos. Diante disso; o foco da pesquisa centrou-se em provocar a reflexão da prática docente no ambiente tecnológico; questionando as formalizações do conhecimento e do saber nesse espaço; e percebendo como se dá a relação didático-pedagógica entre educador e educando; quando estes percorrem o hipertexto na rede.
     
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