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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
11,82
MB
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Título: |
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Uma proposta para o uso da história da física como metodologia do ensino de física |
Autor: |
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Valéria Rodrigues Graça Butland
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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ULBRA/ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA |
Área Conhecimento |
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FÍSICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2006 |
Acessos: |
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240 |
Resumo |
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Há muitos anos ouvimos falar em História da Física; no entanto; da literatura
existente pouco se nos é dada ao entendimento desta ciência; seu corpus; isto é; os
conceitos que lhe seriam constituintes. Sabemos apenas o que não deve ser feito.
Porém; que indicações são sugeridas para a utilização eficaz deste aspecto; o
histórico; para o ensino de Física no Ensino Médio?
Neste trabalho fazemos uma abordagem diferenciada da apresentação de
conceitos aos alunos; de modo a favorecer a utilização da história; com seus
degraus epistemológicos. A pretensão metodológica é fazer com que os estudantes
revivam as mudanças sociais; as necessidades científicas vigentes em cada época e
percebam que os paradigmas que os grandes físicos viveram em seu tempo são
análogos às visões; aos modos de entendimento do mundo que eles; os alunos;
possuem hoje.
A população alvo desta pesquisa foi de estudantes do 1o ano do Ensino
Médio. A escolha por essa classe de estudantes deve-se ao fato desses alunos
apresentarem menos vícios de aprendizagem que o ensino tradicional dessa
disciplina pode vir a acarretar.
A abordagem histórica desta pesquisa compreende quatro períodos: a) As
descobertas de Aristóteles; b) A Idade Média e as críticas a Aristóteles; c) As
descobertas de Galileu; d) As descobertas de Newton.
O conceito focado foi o da noção de Força; sendo considerados os
conhecimentos já adquiridos como pré-saberes; cujos conteúdos se apresentaram
de maneira natural; assim como historicamente também os obstáculos
epistemológicos vieram à tona.
Com esta abordagem histórica buscou-se demonstrar como a Física pode ser
vista como uma evolução do pensamento científico; procurou-se estabelecer uma
reconstrução do processo de aprendizagem de Física; fazendo participar o
pensamento filosófico de cada período histórico.
Esse processo de ensino teve a duração de cinco meses e avaliou; no que
concerne aos alunos; a compreensão do processo histórico; a construção da ciência;
as epistemologias; os valores agregados e a relação afetiva com essa disciplina.
Para a pesquisa utilizou-se uma combinação de pesquisa quantitativa e
qualitativa. |
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