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Título:  
  Uma proposta para o uso da história da física como metodologia do ensino de física
Autor:  
  Valéria Rodrigues Graça Butland   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  ULBRA/ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Área Conhecimento  
  FÍSICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  240
Resumo  
  Há muitos anos ouvimos falar em História da Física; no entanto; da literatura existente pouco se nos é dada ao entendimento desta ciência; seu corpus; isto é; os conceitos que lhe seriam constituintes. Sabemos apenas o que não deve ser feito. Porém; que indicações são sugeridas para a utilização eficaz deste aspecto; o histórico; para o ensino de Física no Ensino Médio? Neste trabalho fazemos uma abordagem diferenciada da apresentação de conceitos aos alunos; de modo a favorecer a utilização da história; com seus degraus epistemológicos. A pretensão metodológica é fazer com que os estudantes revivam as mudanças sociais; as necessidades científicas vigentes em cada época e percebam que os paradigmas que os grandes físicos viveram em seu tempo são análogos às visões; aos modos de entendimento do mundo que eles; os alunos; possuem hoje. A população alvo desta pesquisa foi de estudantes do 1o ano do Ensino Médio. A escolha por essa classe de estudantes deve-se ao fato desses alunos apresentarem menos vícios de aprendizagem que o ensino tradicional dessa disciplina pode vir a acarretar. A abordagem histórica desta pesquisa compreende quatro períodos: a) As descobertas de Aristóteles; b) A Idade Média e as críticas a Aristóteles; c) As descobertas de Galileu; d) As descobertas de Newton. O conceito focado foi o da noção de Força; sendo considerados os conhecimentos já adquiridos como pré-saberes; cujos conteúdos se apresentaram de maneira natural; assim como historicamente também os obstáculos epistemológicos vieram à tona. Com esta abordagem histórica buscou-se demonstrar como a Física pode ser vista como uma evolução do pensamento científico; procurou-se estabelecer uma reconstrução do processo de aprendizagem de Física; fazendo participar o pensamento filosófico de cada período histórico. Esse processo de ensino teve a duração de cinco meses e avaliou; no que concerne aos alunos; a compreensão do processo histórico; a construção da ciência; as epistemologias; os valores agregados e a relação afetiva com essa disciplina. Para a pesquisa utilizou-se uma combinação de pesquisa quantitativa e qualitativa.
     
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