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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Alunos com altas habilidades/superdotação: o atendimento em sala de recursos no estado do Paraná
Autor:  
  Silvia Helena Altoé Brandão   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UEM/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  277
Resumo  
  Na presente pesquisa; buscamos investigar; de modo geral; o atendimento educacional oferecido a pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) ao longo da história. De modo mais específico; enfatizamos o panorama atual no Estado do Paraná; cuja proposta educacional para esses alunos privilegia o apoio educacional especializado em Sala de Recursos. Para conhecer e analisar esse universo e a prática pedagógica nele empreendida; a pesquisa realizou-se em dois momentos. Inicialmente; foi feito o levantamento; leitura e análise de textos e documentos oficiais acerca do tema. Em seguida; foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professoras de Sala de Recursos para alunos com AH/SD e observações das atividades desenvolvidas nesses espaços educacionais. Os dados foram analisados tomando-se por base pressupostos da Teoria Histórico-Cultural; segundo a qual a concretização das capacidades potenciais pressupõe a influência do social sobre o ser humano. Assim; a educação escolar é primordial; para os alunos com AH/SD o acesso a instrumentos tecnológicos e a aquisição dos conteúdos científicos; trabalhados no contexto escolar – mediadores culturais – contribuem para o desenvolvimento de um potencial humano que; se ignorado; pode se tornar limitado ou até mesmo bloqueado. Ainda que esse serviço de apoio especializado esteja longe dos objetivos para os quais foi pensado; especialmente no que se refere à formação de professores e à falta de recursos materiais; os dados colhidos demonstraram o quanto esse ambiente educacional e a dinâmica pedagógica ali desenvolvida propiciam a aquisição de novos conteúdos. Concluímos que; quando este serviço de apoio especializado estiver bem estruturado; deverá ser oferecido a todos os alunos.
     
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