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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,86
MB
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Título: |
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Alunos com altas habilidades/superdotação: o atendimento em sala de recursos no estado do Paraná |
Autor: |
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Silvia Helena Altoé Brandão
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UEM/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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277 |
Resumo |
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Na presente pesquisa; buscamos investigar; de modo geral; o atendimento educacional oferecido a pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) ao longo da história. De modo mais específico; enfatizamos o panorama atual no Estado do Paraná; cuja proposta educacional para esses alunos privilegia o apoio educacional especializado em Sala de Recursos. Para conhecer e analisar esse universo e a prática pedagógica nele empreendida; a pesquisa realizou-se em dois momentos. Inicialmente; foi feito o levantamento; leitura e análise de textos e documentos oficiais acerca do tema. Em seguida; foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professoras de Sala de Recursos para alunos com AH/SD e observações das atividades desenvolvidas nesses espaços educacionais. Os dados foram analisados tomando-se por base pressupostos da Teoria Histórico-Cultural; segundo a qual a concretização das capacidades potenciais pressupõe a influência do social sobre o ser humano. Assim; a educação escolar é primordial; para os alunos com AH/SD o acesso a instrumentos tecnológicos e a aquisição dos conteúdos científicos; trabalhados no contexto escolar mediadores culturais contribuem para o desenvolvimento de um potencial humano que; se ignorado; pode se tornar limitado ou até mesmo bloqueado. Ainda que esse serviço de apoio especializado esteja longe dos objetivos para os quais foi pensado; especialmente no que se refere à formação de professores e à falta de recursos materiais; os dados colhidos demonstraram o quanto esse ambiente educacional e a dinâmica pedagógica ali desenvolvida propiciam a aquisição de novos conteúdos. Concluímos que; quando este serviço de apoio especializado estiver bem estruturado; deverá ser oferecido a todos os alunos. |
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