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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
798,39
KB
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Título: |
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A origem do zero |
Autor: |
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Darice Lascala Padrao
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/SP/EDUCAÇÃO MATEMÁTICA |
Área Conhecimento |
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MATEMÁTICA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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724 |
Resumo |
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Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo investigar as dificuldades que surgiram ao longo da história para que o zero fosse considerado um elemento integrante da matemática. Os trabalhos citados abordam; de alguma forma; o zero. São eles: Sentidos Atribuídos ao zero por alunos da 6ª série; artigo de Salvador e Nacarato (2003); apresentado na ANPED 2003; Sentido do zero de Guimarães; dissertação de Mestrado PUCSP 2008; A História do Zero; artigo de Pinedo e Sbardelotto 2004; publicado no boletim eletrônico nº3 Júnior do Grupo de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática CEFET Paraná unidade Sudoeste - Campus Pato Branco. Neste trabalho mostramos a importância do conhecimento da história da matemática para uma melhor compreensão do conceito a ser estudado. O desenvolvimento desta pesquisa se deu por meio de um levantamento histórico sobre as civilizações que introduziram o zero em seus sistemas de numeração; evidenciando as dificuldades encontradas; até que chegassem a uma denotação para o vazio. A civilização babilônica utilizou um sistema de numeração posicional sexagesimal e atribuiu um símbolo para indicar a ausência de uma ou mais ordens na representação de um número. O povo maia utilizou um sistema de numeração posicional de base vinte; com uma irregularidade no valor relativo à terceira ordem. Este povo representou a ausência de uma ou mais ordens com o símbolo de uma concha. O sistema de numeração criado pelos chineses foi baseado em um sistema híbrido; no qual foi atribuído um símbolo para indicar a ausência de ordens; que chamaram de ling. A civilização hindu desenvolveu um sistema de numeração posicional de base dez e usou um símbolo para representar a falta de uma ordem; associado ao nada. Mais tarde esse símbolo tornou-se um número; o zero. Assim foi possível descrever a trajetória da origem do zero nas civilizações citadas anteriormente; conhecendo as dificuldades enfrentadas pelos povos |
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