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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A (in)visibilidade da cultura negra africana no ensino de artes visuais
Autor:  
  Ivaina de Fatima Oliveira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFG/CULTURA VISUAL
Área Conhecimento  
  ARTES
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  627
Resumo  
  Essa pesquisa teve como objetivo de refletir sobre a (in)visibilidade da cultura afro brasileira no ensino de artes visuais examinando especificamente a Lei 10.639/2003; que institui a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana na Educação Básica. O campo da arte educação é um dentre outros dois incumbidos dessa missão. Realizei um levantamento bibliográfico acerca da implementação da lei; considerando os movimentos sociais; o multiculturalismo e as ações afirmativas como fatores relevantes no processo da sua implementação. Minha pesquisa partiu também de uma inquietação decorrente da obrigatoriedade da lei; ou seja: Como trabalhar com História e Cultura Afro-brasileira e Africana no ensino de artes visuais? Em contraponto a invisibilidade da cultura negra no ensino de artes visuais; enfatizo algumas ações que apresentam com um olhar diferenciado sobre a cultura negra como fonte para uma pedagogia mais crítica; consciente e transformadora a respeito das nossas raízes culturais e para a valorização da cultura africana na nossa formação estética do nosso povo. Vejo a Lei como um aporte para uma práxis transformadora para o ensino de artes ao tornar obrigatória a inclusão de segmentos étnico-sociais e culturais excluídos ou incluídos de formas estereotipadas. Mas a pergunta continua sem respostas mesmo porque essas serão sempre incompletas. A pesquisa mostrou que temos avançado; mas que ainda temos a difícil tarefa de gerar mais questionamentos sobre a exclusão num país marcado por desigualdades sociais; raciais e culturais.
     
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