|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
9,29
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
“FENADOCE: representação cultural através da preservação da cultura popular pela mídia” |
Autor: |
|
Veridiana de Vasconcelos Duarte
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNIMAR/COMUNICAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
COMUNICAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
322 |
Resumo |
|
A Fenadoce é uma feira realizada no município de Pelotas; no estado do Rio Grande do Sul e ocorre anualmente desde 1986. É uma feira popular da cidade; que congrega diversas manifestações culturais; crenças; costumes e tradições da região; contando com a participação de lojistas; ambulantes e principalmente as doceiras. A cada edição da Fenadoce há um aumento no fluxo de visitantes e consumidores em busca de compra e venda de diversos produtos. A cultura dos doces veio através da colonização portuguesa; e com o passar do tempo os doces pelotenses foram se tornando conhecidos e apreciados pelos consumidores. Com a expansão da feira a mídia tratou de veicular; notícias; informações culturais e propagar a herança trazida pelos portugueses; o que proporcionou a feira se tornar referência e um instrumento da preservação cultural as tradições pelotenses. A Fenadoce; com seus 22 anos de existência; ao exercício na comercialização dos produtos possui uma crescente comunicação mercadológica; cujos discursos se misturam entre o formal; informal e popular. O presente trabalho visar registrar a evolução dos meios utilizados pelos ambulantes para atrair o consumidor; sob o prisma da teoria da Folkcomunicação; destacando a trajetória do município de Pelotas e a tradição dos doces pelotenses. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|