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Título:  
  O sentido dos alunos de uma escola da Rede Pública Estadual Paulista atribuem ao ensino de História
Autor:  
  Jefferson Peixoto da Silva   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNICID/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  202
Resumo  
  Com o presente trabalho propus-me a buscar compreender qual é o sentido que os alunos de uma escola da rede pública estadual paulista; que no ano letivo de 2007 freqüentavam o 4º ano do Ciclo II (8ª série); atribuem ao ensino de História. Procedi; em primeiro lugar; a uma pesquisa bibliográfica na qual procurei investigar a história do ensino de História e a história da pedagogia a fim de compreender quais têm sido as principais características do ensino de História em nossas escolas; tanto pelo viés do ensino dessa disciplina propriamente dita; quanto pelo viés da instituição escolar e das concepções pedagógicas assumidas por ela. A pesquisa bibliográfica foi complementada com uma pesquisa – qualitativa – de campo cuja metodologia escolhida foi a entrevista. Pude considerar com este trabalho; que o ensino de História surgiu para formar indivíduos patrióticos e nacionalistas e que; apesar de só ter se emancipado dessa condição há muito pouco tempo; não parece conservar muitos elementos de sua caracterização original. Atualmente o ensino de História tem sido mais diretamente influenciado pela perspectiva da História Cultural e demonstrou ter uma boa aceitação entre os alunos entrevistados; os quais só se mostraram um pouco insatisfeitos com o ensino da História do Brasil; segundo eles; devido a uma abordagem demasiadamente voltada para aspectos políticos. O sentido que os alunos entrevistados declararam atribuir ao ensino de História foi positivo; ainda que muitas críticas tenham sido direcionadas às práticas dos professores. Neste sentido; o professor foi visto como alguém que pode; de acordo com sua dinâmica; fazer a diferença na construção da significação que os alunos atribuem ao ensino de História.
     
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