|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,32
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
O sentido dos alunos de uma escola da Rede Pública Estadual Paulista atribuem ao ensino de História |
Autor: |
|
Jefferson Peixoto da Silva
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNICID/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
202 |
Resumo |
|
Com o presente trabalho propus-me a buscar compreender qual é o sentido que os alunos de uma escola da rede pública estadual paulista; que no ano letivo de 2007 freqüentavam o 4º ano do Ciclo II (8ª série); atribuem ao ensino de História. Procedi; em primeiro lugar; a uma pesquisa bibliográfica na qual procurei investigar a história do ensino de História e a história da pedagogia a fim de compreender quais têm sido as principais características do ensino de História em nossas escolas; tanto pelo viés do ensino dessa disciplina propriamente dita; quanto pelo viés da instituição escolar e das concepções pedagógicas assumidas por ela. A pesquisa bibliográfica foi complementada com uma pesquisa qualitativa de campo cuja metodologia escolhida foi a entrevista. Pude considerar com este trabalho; que o ensino de História surgiu para formar indivíduos patrióticos e nacionalistas e que; apesar de só ter se emancipado dessa condição há muito pouco tempo; não parece conservar muitos elementos de sua caracterização original. Atualmente o ensino de História tem sido mais diretamente influenciado pela perspectiva da História Cultural e demonstrou ter uma boa aceitação entre os alunos entrevistados; os quais só se mostraram um pouco insatisfeitos com o ensino da História do Brasil; segundo eles; devido a uma abordagem demasiadamente voltada para aspectos políticos. O sentido que os alunos entrevistados declararam atribuir ao ensino de História foi positivo; ainda que muitas críticas tenham sido direcionadas às práticas dos professores. Neste sentido; o professor foi visto como alguém que pode; de acordo com sua dinâmica; fazer a diferença na construção da significação que os alunos atribuem ao ensino de História. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|