|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
1,56
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
“Palavrões” ou palavras: um estudo com educadoras/es
sobre sinônimos usados na denominação de temas
relacionados ao sexo |
Autor: |
|
Eliane Rose Maio Braga
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNESP/ARAR/EDUCAÇÃO ESCOLAR |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Doutorado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
390 |
Resumo |
|
Seria a sexualidade algo ainda escondido? Com certeza; sim. Em todos os lugares; em todas as pessoas e em todas as situações do cotidiano? Isto não daria para afirmarmos; mas o que mostramos neste trabalho é como as atitudes e os comportamentos sexuais das pessoas; nos dias de hoje; estão sendo representados pelas palavras; ou então; pelos sinônimos proferidos cotidianamente; como também dentro do universo escolar. Coletamos por meio de uma pesquisa qualitativa um total de 1.308 palavras que representam os nomes para a genitália masculina e feminina: pênis e vulva e para algumas práticas sexuais; masturbação e relação sexual. Uma dinâmica de grupo foi aplicada em 4.916 sujeitos de seis estados brasileiros; compreendendo quatro regiões sul; sudeste; centro-oeste e nordeste em cursos de formação em orientação sexual na escola; sendo pais/mães e professores/as; com as idades entre dezoito a sessenta e oito anos. As palavras encontradas foram agrupadas em eixos temáticos e divididas em categorias; apoiadas na análise de conteúdo de Laurence Bardin. Discutimos a importância e/ou a necessidade da utilização de tantos sinônimos que se refiram a sexo/sexualidade. Após a análise das palavras; constatamos a dificuldade que os/as participantes demonstram em verbalizar palavras de cunho sexual; portanto com resistências e desinformação que são passadas aos/às alunos/as; denotando assim uma repressão sexual e a conseqüente necessidade da Orientação Sexual; no ambiente escolar; envolvendo toda a comunidade educativa; a saber: pais/mães; professores/as; equipe pedagógica e administrativa; funcionários/as e alunos/as. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|