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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
25,17
MB
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Título: |
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Boi-de-mamão: uma brincadeira de rua no chão da educação
infantil.
Diálogos com a cultura popular |
Autor: |
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Dione Raizer
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSC/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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429 |
Resumo |
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Este estudo é centrado em uma unidade de educação infantil da rede regular pública municipal de Florianópolis num período de 1994 a 2004; situada numa comunidade que tem na brincadeira do boi-de-mamão a manifestação da sua prática cultural. Buscando investigar as relações constituídas entre uma prática cultural de rua e uma prática educativa no espaço de educação; pontuo a partir da organização de projetos pedagógicos a construção dos diálogos com a cultura popular. Esta pesquisa busca a compreensão entre as relações educativas da brincadeira do boi-de-mamão dessa manifestação popular dentro do chão da escola de educação infantil como possibilidade de compartilhar essa memória coletiva de forma a qualificar as interações das crianças com os processos de reprodução e (re)significação da cultura. Valendo-me dos relatos orais de antigos brincantes do grupo de boi-de-mamão do Itacorubi; de seus antigos moradores; de profissionais e de famílias da unidade educativa investigada; delimito assim o trabalho: no primeiro capítulo traço a caracterização da história cultural do bairro Itacorubi; que brincou e ainda brinca de boi-de-mamão; no segundo capítulo apresento a estruturação de projetos político-pedagógicos e a co-responsabilidade das famílias; e no terceiro capítulo trato dos diálogos propostos entre a cultura popular; a educação infantil; a formação dos profissionais; a participação das famílias; delimitando as (re)significações de qualidade no processo de formação das crianças como sujeitos ao usufruírem dessas relações. |
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