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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
5,69
MB
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Título: |
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Gêneros textuais na perspectiva da educação profissional |
Autor: |
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Edna Guedes De Souza
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPE/LETRAS |
Área Conhecimento |
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LETRAS |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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337 |
Resumo |
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Esta pesquisa investiga a interface teórico-prática entre gêneros textuais empregados
numa efetiva ação sociocomunicativa e os gêneros textuais objeto de ensino de
português instrumental; ministrado nos cursos técnicos do CEFET-PE. O ensino na
Educação Profissional requer um trabalho com gêneros que; na escola; extrapole o
conteúdo de português instrumental; adentrando o fazer das disciplinas de formação
técnico-profissional e; fora dela; compreenda; amplamente; as relações inerentes às
estruturas sociais; particularmente; às práticas sociodiscursivas pertinentes a tais
estruturas. Para tanto; fizemos o percurso histórico da concepção de gênero na
retórica; na poética e na lingüística; ancorando-nos nos postulados de Bakhtin (1992);
aplicamos o conceito de gênero como ação social às estruturas sociais firmadas no ramo
da construção civil; da indústria e da prestação de serviços; fundamentando-nos em
Miller (1994); Bazerman (2005; 2006); Marcuschi (2000; 2002) e Meurer (2000);
estabelecemos relação entre os gêneros ensinados nos cursos técnicos de nível médio do
CEFET-PE e aqueles empregados na prática profissional; na perspectiva do
interacionismo sociodiscursivo proposto por Bronckart (1999; 2006) e; por fim;
analisamos os gêneros do contexto do trabalho em seus contextos de produção;
explicitando as atividades profissionais que eles organizam; padronizam e ritualizam;
sem desconsiderar os aspectos lingüístico-discursivos. O resultado obtido revela que tais
gêneros têm grande potencial pedagógico por constituírem-se verdadeiras formas
sociocomunicativas que concorrem para a qualidade da formação técnico-profissional
do cidadão e para a sua inserção no mundo do trabalho. |
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