|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
2,14
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Coalizões em educação no Brasil:A pluralização da sociedade civil na luta pela melhoria da educação pública |
Autor: |
|
Lara Elena Ramos Simielli
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
FGV/SP/ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GOVERNO |
Área Conhecimento |
|
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
383 |
Resumo |
|
A educação pública brasileira apresentou grandes avanços nas últimas décadas; como a ampliação do acesso; mas a sua qualidade ainda está aquém do desejável. Visando à melhoria da qualidade do ensino público; importantes iniciativas vêm sendo lançadas; tanto pelo governo quanto pela sociedade civil. Uma destas iniciativas; lançada recentemente pelo governo Lula; foi o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE); que apresentou como novidade o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A sociedade civil também tem buscado organizar-se em coalizões; visando a articular atores de diversas instituições; governamentais e não-governamentais; sob uma mesma bandeira: a luta por uma educação pública de qualidade. Identificamos duas coalizões advocatórias em formação no Brasil: a Campanha Nacional pelo Direito à Educação e o Todos pela Educação; que; apesar do objetivo comum; possuem origens; composições; fontes de recursos; metas; formas de atuação e de relacionamento com o governo completamente diferentes. Considerando este contexto; buscamos; neste trabalho; a partir de levantamento de dados e da realização de entrevistas com atores internos e externos às duas coalizões; analisar o seu processo de formação e suas estratégias para influenciar a definição e a implementação de uma política pública de caráter nacional. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|