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Título:  
  Coalizões em educação no Brasil:A pluralização da sociedade civil na luta pela melhoria da educação pública
Autor:  
  Lara Elena Ramos Simielli   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  FGV/SP/ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E GOVERNO
Área Conhecimento  
  ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  490
Resumo  
  A educação pública brasileira apresentou grandes avanços nas últimas décadas; como a ampliação do acesso; mas a sua qualidade ainda está aquém do desejável. Visando à melhoria da qualidade do ensino público; importantes iniciativas vêm sendo lançadas; tanto pelo governo quanto pela sociedade civil. Uma destas iniciativas; lançada recentemente pelo governo Lula; foi o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE); que apresentou como novidade o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A sociedade civil também tem buscado organizar-se em coalizões; visando a articular atores de diversas instituições; governamentais e não-governamentais; sob uma mesma bandeira: a luta por uma educação pública de qualidade. Identificamos duas coalizões advocatórias em formação no Brasil: a Campanha Nacional pelo Direito à Educação e o Todos pela Educação; que; apesar do objetivo comum; possuem origens; composições; fontes de recursos; metas; formas de atuação e de relacionamento com o governo completamente diferentes. Considerando este contexto; buscamos; neste trabalho; a partir de levantamento de dados e da realização de entrevistas com atores internos e externos às duas coalizões; analisar o seu processo de formação e suas estratégias para influenciar a definição e a implementação de uma política pública de caráter nacional.
     
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