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Título:  
  Educação superior a distância na formação de professores: entre fios e desafios, uma experiência formativa?
Autor:  
  Maria das Gracas Goncalves Machado Sales   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFF/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  206
Resumo  
  A incorporação da modalidade de educação superior a distância na formação de professores fez parte de um projeto amplo de reformas iniciadas nos anos 1990 revestidas do caráter neoliberal das recomendações de organismos multilaterais que passaram a orientar as políticas dos governos; principalmente da América Latina. As reformas apresentam a EAD como uma modalidade favorável para ampliar a oferta do ensino superior e minimizar a falta de qualificação dos professores brasileiros. Assim; por meio da formação de consórcios de universidades públicas; o governo promove a formação superior utilizando a modalidade de educação a distância na implementação de seus programas. No nível dos estados brasileiros; vão sendo constituídos consórcios universitários visando à formação dos professores. Assim; tem início; no país; uma experiência inovadora sob a responsabilidade pedagógica das universidades. Essa experiência; então; suscitou-nos alguns questionamentos: a) estaria a educação a distância; mesmo em ambiente universitário; dando conta de oferecer uma formação crítico-reflexiva ao professor; que supere a racionalidade instrumental? b) Qual o caminho operado pelas universidades; na prática; o da formação ou o do treinamento? A partir desse questionamento principal; construímos o nosso trabalho de pesquisa no âmbito do Curso de Pedagogia para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental; realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em parceria com o Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ) e concretizado no Pólo Regional de São Pedro da Aldeia.Quanto ao quadro teórico; nos debruçamos no pensamento de Habermas e de Paulo Freire sobre formação universitária e formação docente; respectivamente. Além de se basear em extensa pesquisa bibliográfica; o estudo se realiza por meio da análise de documentos e da pesquisa de campo junto aos sujeitos envolvidos no processo educativo no referido pólo; envolvendo questionários; entrevistas e observações. A análise dos principais resultados nos permite concluir que apesar dos imperativos neoliberais que permeiam a política formação a distância e dos inúmeros desafios que se impõem; educar; nessa modalidade aqui tratada é um movimento que vem caminhando para a formação do aluno-docente numa perspectiva críticoreflexiva e autônoma.
     
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