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Título:  
  Atividades rítmicas e linguagem corporal na educação infantil
Autor:  
  Lilian Ferreira Rodrigues Brait   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFMT/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  760
Resumo  
  O presente estudo tem como objetivo compreender como as atividades rítmicas; enquanto componentes constituintes da linguagem corporal; vêm sendo trabalhadas na Educação Infantil. A criança não só usa o intelecto; mas também age; sente e se relaciona; daí à preocupação desta pesquisa em valorizar suas atividades rítmicas e a linguagem corporal que a criança apresenta nesta fase. Foi realizada uma pesquisa do tipo etnográfica; tendo sido selecionadas duas instituições; uma pública e outra privada; no município de Jataí/GO; e que contam com professores de Educação Física atuando na área. Para a coleta de dados; foi utilizada a observação não-participante das aulas de Educação Física; registro em caderno de campo; fotografias; filmagens e entrevista semi-estruturada. Esse percurso metodológico possibilitou compreender que as atividades rítmicas; na escola pública; vêm sendo trabalhadas em vários momentos das aulas de Educação Física; além de estarem presentes na sala de aula; no recreio; na chegada e na saída da escola. No colégio particular; essas atividades estão praticamente ausentes nas aulas de Educação Física; sendo observadas apenas em algumas ocorrências: às vezes como relaxamento; outras como parte principal da aula; e as outras em apresentações em festividades escolares. Em relação à linguagem corporal; nenhum dos professores demonstrou ser capaz de observar-interpretar-registrar as mensagens produzidas pelo corpo das crianças. Dessa forma; foi possível obter elementos que levem a uma reflexão e retificação acerca não só do trabalho do professor de Educação Física na Educação Infantil; mas também de sua formação e; portanto; sua função social na educação escolar.
     
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