|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
44.71
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
“Método da Abelhinha” em Pelotas : contribuições à História da Alfabetização (1965 a 2007) |
Autor: |
|
Janaina Soares Martins Lapuente
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
780 |
Resumo |
|
Esta dissertação investiga o processo de divulgação e permanência do Método da Abelhinha em Pelotas e; principalmente; a sua utilização pelas professorasalfabetizadoras
pelotenses; entre os anos de 1965 e 2007. A periodização deste estudo considerou o ano de 1965; em função da criação do método e estendeu-se até 2007 em razão da localização de professoras que alfabetizaram com o método; seguindo as orientações teórico-metodológicas das autoras contidas no Guia do Mestre e no Guia de Aplicação; até esse período. A análise dos dados foi realizada através do entrecruzamento das fontes orais e escritas. Em relação às fontes orais; foram consideradas as onze entrevistas realizadas com as professorasalfabetizadoras pelotenses que utilizaram o Método da Abelhinha e dentre as
fontes escritas; as seguintes: os Guias do método; três diários de classe; sete cadernos de aula de alunas alfabetizadas pelo referido método; materiais didáticos produzidos pelas professoras-alfabetizadoras e correspondências (bilhetes e cartas) trocadas entre uma professora e a pesquisadora durante a investigação. Os resultados deste trabalho pretendem contribuir com as pesquisas em História da Alfabetização. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|