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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
395.50
KB
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Título: |
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Desafios da prática pedagógica universitária face a reestruturação curricular: um estudo com professores do curso de enfermagem |
Autor: |
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Paula Trindade da Silva Selbach
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2007 |
Acessos: |
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953 |
Resumo |
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Esse estudo discute como um grupo de docentes do Curso de
Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas expressa suas concepções a
respeito das práticas pedagógicas que desenvolvem e do trabalho coletivo que
estão vivenciando para a construção do projeto político-pedagógico; tendo em
vista as mudanças anunciadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a
área da Saúde. A pesquisa percorre um caminho que favoreceu um olhar sobre
os desafios que profissionais enfrentam quando assumem a docência como
sua profissão; pois há razoável consenso de que para exercer a docência no
ensino superior é suficiente o domínio nos conhecimentos específicos e sua
identificação é o exercício profissional na área de atuação dos professores. Os
dados foram obtidos através da aplicação de entrevistas semi-estruturadas
com cinco professores do Curso e foram analisados; preferencialmente; à luz
do referencial de Cunha (1998; 2001; 2002; 2005); Anastasiou (2002; 2005);
Zabalza (2004); Pimenta (2002); Bernstein; (1996;1998; 2000). Os resultados
nos possibilitaram perceber que a formação e a complexidade da docência
universitária são provocativos para alguns profissionais investirem no trabalho
coletivo como forma de construir e sistematizar; através do PPP; um currículo
menos fragmentado que ajude a formar os alunos em uma perspectiva mais
global. Verificamos; também; que esses profissionais; ao tornarem-se
docentes; consideram importante ter estudos no campo do ensinar que os
ajudem a melhor compreender as práticas que desenvolvem. |
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