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Título:  
  Desafios da prática pedagógica universitária face a reestruturação curricular: um estudo com professores do curso de enfermagem
Autor:  
  Paula Trindade da Silva Selbach   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  877
Resumo  
  Esse estudo discute como um grupo de docentes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas expressa suas concepções a respeito das práticas pedagógicas que desenvolvem e do trabalho coletivo que estão vivenciando para a construção do projeto político-pedagógico; tendo em vista as mudanças anunciadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a área da Saúde. A pesquisa percorre um caminho que favoreceu um olhar sobre os desafios que profissionais enfrentam quando assumem a docência como sua profissão; pois há razoável consenso de que para exercer a docência no ensino superior é suficiente o domínio nos conhecimentos específicos e sua identificação é o exercício profissional na área de atuação dos professores. Os dados foram obtidos através da aplicação de entrevistas semi-estruturadas com cinco professores do Curso e foram analisados; preferencialmente; à luz do referencial de Cunha (1998; 2001; 2002; 2005); Anastasiou (2002; 2005); Zabalza (2004); Pimenta (2002); Bernstein; (1996;1998; 2000). Os resultados nos possibilitaram perceber que a formação e a complexidade da docência universitária são provocativos para alguns profissionais investirem no trabalho coletivo como forma de construir e sistematizar; através do PPP; um currículo menos fragmentado que ajude a formar os alunos em uma perspectiva mais global. Verificamos; também; que esses profissionais; ao tornarem-se docentes; consideram importante ter estudos no campo do ensinar que os ajudem a melhor compreender as práticas que desenvolvem.
     
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