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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,01
MB
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Título: |
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Relações raciais no cotidiano escolar: percepções de famílias no município de Cuiabá - Entre o visível e o invisível |
Autor: |
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Márcia Regina Luiz Gomes
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFMT/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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300 |
Resumo |
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A presente pesquisa aborda as relações raciais no ambiente escolar do ensino fundamental de duas escolas municipais de Cuiabá MT; de bairro periférico e central com enfoque nas percepções de famílias negras e brancas sobre a discriminações racial que permeiam este espaço. Buscou-se verificar como reagem as famílias de alunos diante das discriminações raciais no ambiente escolar; por parte de professores e colegas. Procurou-se também; conhecer as barreiras enfrentadas pelas famílias envolvidas e conhecer a expectativa emrelação ao futuro escolar de seus filhos. As famílias sujeitos deste estudo são de camadas populares com renda variando entre um e cinco salários mínimos. No desenvolvimento da pesquisa foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: a) observação participante; b) questionário com perguntas abertas e fechadas; c) entrevista em profundidade. Esta última; reservada para identificar a percepção das famílias sobre a discriminação escolar. Os resultados apontam para a existência de discriminação racial na relação aluno-aluno e professor-aluno. Percebeu-se que as atitudes variadas de comportamentos racistas dos alunos brancos indicam um quadro de discriminação racial que sugere uma transmissão de sentimentos racistas pela família; que são exercitados na escola. Esta; por sua vez; colabora com a manutenção e continuidade do racismo; dado o silenciamento da escola/professor e o tratamento as ofensas raciais entre alunos como um problema menor. As famílias negras sofrem com os apelidos e as ofensas que são dirigidas a seus filhos e silenciam. As famílias brancas preferem fazer de conta que a discriminação e o preconceito não existem na sociedade brasileira e em conseqüência no espaço escolar (suposta democracia racial). Tanto as famílias brancas e negras vêem a escola como única possibilidade de seus filhos mudarem de vida (ascensão social). |
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