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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Práticas emancipatórias na escola pública
Autor:  
  Zuleyka Da Silva Duarte   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  425
Resumo  
  A realização desta pesquisa objetivou investigar como se constituem e permanecem práticas emancipatórias na escola pública; considerando que as políticas públicas adotadas para a educação hoje; facilitam que no trabalho pedagógico; desenvolvamse teorias educacionais tradicionais; acríticas e que transmitem a ideologia posta no sistema político vigente. Porém; a certeza de que em um ambiente onde existe uma permanente socialização; pode ser também um espaço de resistência aos modelos tradicionais; justifica a relevância na realização e importância deste trabalho. A metodologia utilizada sugere uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica; considerando que foi feita a partir de observações; entrevistas e análise documental; como forma de coletar o maior número de dados e informações que pudessem contribuir para análise e interpretação dos resultados. O marco teórico baseou-se em dois importantes pilares: a Teoria Crítica; representada; principalmente; pelos frankfurtianos Theodor Adorno; Max Horkheimer e seus estudiosos; cujas teorias serviram de base para a construção do conceito de emancipação e para uma reflexão em torno da educação enquanto uma prática social. Em um segundo momento; a pedagogia crítica; representada principalmente por Paulo Freire; que deu suporte à reflexão centrada na escola; nas políticas públicas e na prática docente. A análise dos dados demonstra a importância da coletividade; da reflexão crítica e da resistência como base para o processo de emancipação; evidenciado na escola pesquisada.
     
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