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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
622.71
KB
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Título: |
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Práticas emancipatórias na escola pública |
Autor: |
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Zuleyka Da Silva Duarte
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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452 |
Resumo |
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A realização desta pesquisa objetivou investigar como se constituem e permanecem
práticas emancipatórias na escola pública; considerando que as políticas públicas
adotadas para a educação hoje; facilitam que no trabalho pedagógico; desenvolvamse
teorias educacionais tradicionais; acríticas e que transmitem a ideologia posta no
sistema político vigente. Porém; a certeza de que em um ambiente onde existe uma
permanente socialização; pode ser também um espaço de resistência aos modelos
tradicionais; justifica a relevância na realização e importância deste trabalho. A
metodologia utilizada sugere uma pesquisa qualitativa do tipo etnográfica;
considerando que foi feita a partir de observações; entrevistas e análise documental;
como forma de coletar o maior número de dados e informações que pudessem
contribuir para análise e interpretação dos resultados. O marco teórico baseou-se
em dois importantes pilares: a Teoria Crítica; representada; principalmente; pelos
frankfurtianos Theodor Adorno; Max Horkheimer e seus estudiosos; cujas teorias
serviram de base para a construção do conceito de emancipação e para uma
reflexão em torno da educação enquanto uma prática social. Em um segundo
momento; a pedagogia crítica; representada principalmente por Paulo Freire; que
deu suporte à reflexão centrada na escola; nas políticas públicas e na prática
docente. A análise dos dados demonstra a importância da coletividade; da reflexão
crítica e da resistência como base para o processo de emancipação; evidenciado na
escola pesquisada. |
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