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Título:  
  História da matemática e educação matemática: como os professores concebem o uso da história da geometria no ensino de geometria
Autor:  
  Milton Luiz Neri Pereira   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFMT/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2005
Acessos:  
  969
Resumo  
  O principal objetivo deste estudo é compreender como professores de matemática do ensino fundamental concebem as potencialidades pedagógicas que o uso da História da Geometria proporciona ao processo de ensino e aprendizagem da geometria. No percurso analisaram-se também contribuições advindas da formação inicial no processo de aquisição de conhecimentos; relacionados com o ensino da geometria; planejamentos de ensino e livros didáticos utilizados; pelos professores; em atividades pedagógicas em sala de aula. Participaram do estudo quatro professores; de um grupo de treze professores de matemática que atuam no ensino fundamental; em escolas públicas; do Município de Sinop; Estado de Mato Grosso. A coleta de dados teve por base três questionários e três entrevistas e a análise de alguns documentos (planos de ensino e livro didáticos). As entrevistas foram do tipo semi-estruturadas. Os dados foram organizados em três blocos denominados de: formação profissional; ensino de geometria e conhecimentos sobre História da Geometria; uso da História da Geometria no ensino da geometria e material didático. A análise das informações de cada professor foi analisada no interior de cada bloco. No primeiro bloco os dados de cada participante são analisados à luz da categoria: formação inicial; ensino da geometria; estratégias de ensino da geometria e História da Geometria no ensino da geometria. No segundo bloco; os dados são examinados considerando as categorias: História da Geometria como fonte de método de ensino significativo da geometria; História da Geometria como fonte de motivação para o ensino da geometria; História da Geometria como instrumento de resgate de identidade cultural; História da Geometria como instrumento de tomada de consciência: atitudes e valores e História da Geometria desmistificando a geometria e desalienando o ensino da geometria. No terceiro bloco fez-se uso da categoria: planejamento de ensino e livros didáticos utilizados no processo de ensino e aprendizagem da geometria. Concluiu-se a análise com conteúdos de reflexão sobre as informações contidas nos três blocos. Este estudo revelou que não há evidentes diferenças nas concepções dos professores. Em que pese a formação foram unânimes em dizer que houve aspectos positivos e negativos; estes; no que respeita a discussão de metodologias para o ensino da geometria e sugerem que a formação inicial contribua de forma mais eficaz nas discussões dos problemas reais encontrados nas escolas e na elaboração de estratégias para o desenvolvimento de ações pedagógicas em sala de aula. No que respeita às potencialidades pedagógicas que vem da História da Geometria; os professores revelaram concepções significativas; considerando as categorias arroladas no segundo bloco; por outro lado revelaram possuir poucos conhecimentos sobre a História da Geometria. Por outro lado revelam um senso comum pedagógico que evidencia que estão convencidos da importância da participação da história no processo de ensino e aprendizagem da geometria. O presente estudo é concluído com as reflexões pessoais que resultam algumas direções para investigações futuras; a fim de estabelecer a influência das concepções na prática de sala de aula e reflexos dos livros didáticos em suas concepções.
     
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