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Título:  
  A força competitiva dos supermercados como compradores de produtos lacteos da indústria laticinista de Rondônia
Autor:  
  Ademar Silva Scheidt Junior   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIR/ADMINISTRAÇÃO
Área Conhecimento  
  ADMINISTRAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  571
Resumo  
  Esta dissertação tem como objetivo avaliar a força competitiva dos supermercados como compradores de produtos lácteos da indústria de Rondônia; no Município de Porto Velho; visando identificar os vários produtos lácteos comercializados nos supermercados locais. Com base no referencial teórico de Michael Porter sobre os fatores que influenciam a vantagem competitiva; classificando-os em cinco forças: entrantes potenciais; fornecedores; produtos substitutos; os concorrentes e os compradores. Dentro dessa visão; foi realizada a análise dos compradores representados pelos supermercados; a competitividade foi analisada tendo como base os conceitos de arranjos produtivos locais de Coutinho e Ferraz e do modelo de análise das forças competitivas de Michael Porter. Tendo como principal problema a concentração de compradores da indústria láctea rondoniense em atacadistas de outros estados; buscou-se analisar qual o papel dos supermercados locais na relação que existe entre indústrias e compradores. Para a realização deste estudo; utilizou-se como método de pesquisa a abordagem qualitativa com enfoque descritivo; em que se realizou a descrição deste processo com base em pesquisa primária; junto aos supermercados de Porto Velho. Os resultados revelaram que os supermercados são compradores em potencial de produtos lácteos produzidos em Rondônia; em especial de produtos com menor valor agregado como o leite UHT e os queijos: mussarela e prato. As indústrias de produtos lácteos rondonienses estão localizadas nos Municípios de Jaru; Ouro Preto do Oeste; Ji-Paraná e Rolim de Moura. Já os supermercados analisados encontram-se em Porto Velho e são principalmente empresas de pequeno e médio porte e com mais de cinco anos de atividade. As relações existentes entre supermercados e indústria de produtos lácteos apontam para a vantagem competitiva dos supermercados frente às indústrias. No entanto; as indústrias rondonienses têm conseguido expressiva participação no mercado de lácteos com produtos diversificados e; no caso do leite UHT 100% do comercializado em Porto Velho; este é produzido no estado de Rondônia; revelando a importância do mercado local para as indústrias minimizarem os efeitos da concentração de compradores; bem como a importância das indústrias locais para o abastecimento dos supermercados de Porto Velho com produtos lácteos.
     
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