|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
561.87
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Função ativa da avaliação institucional: um estudo sobre o processo de auto-avaliação na UNIR |
Autor: |
|
Rita de Cássia Ramalho Rocha
 |
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UNIR/ADMINISTRAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
ADMINISTRAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
339 |
Resumo |
|
São intensas as discussões e reflexões sobre os rumos da educação superior desencadeando processos diversos de gestão que garantam solidez ao ensino e formação superior; assim como a geração de novos mecanismos de controle. No enlace desses conflitos; destaca-se a avaliação institucional como recurso de gestão a ser desenvolvido nas universidades para a consolidação das suas metas e ações institucionais. Nesse sentido; foi definido como problema de pesquisa para esse estudo a possibilidade de haver relação entre o processo de avaliação institucional e as ações de mudanças desenvolvidas pelos gestores da Fundação Universidade Federal de Rondônia UNIR. Definiu-se como objetivo geral o processo de autoavaliação institucional da UNIR em sua função ativa; à partir da análise da percepção dos gestores da universidade sobre a relação existente entre as metas resultantes do processo de auto-avaliação e ações de mudanças correspondentes à avaliação. Considerou-se o modelo vigente de Avaliação das Instituições de Educação Superior AVALIES; instituído no Brasil através do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior SINAES; desenvolvido na UNIR. Apresenta-se revisão de literatura sobre os pressupostos hegemônicos que fundamentam o estudo da educação superior e avaliação institucional no Brasil e a teoria Burocrática Profissional como referência de análise para compreensão dos processos de gestão universitária. A caracterização metodológica consiste em abordagem quantiqualitativa; com pesquisa bibliográfica e descritiva; através observações exploratórias e estudo de caso. O instrumento de pesquisa selecionado foi o questionário; aplicado aos gestores da UNIR. Os dados foram organizados mediante orientação estatística e serviram de base para análise e construção da dissertação. Os resultados apontaram que o processo de auto-avaliação institucional da UNIR estabeleceu-se como uma ação essencialmente burocrática para efeito de cumprimento da lei; que aconteceu de maneira pontual; descontínua; e não gerou mudanças efetivas sobre a gestão da universidade. |
|
|
|
|
|
 |
|
|
|