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Título:  
  Professores e educação ambiental: uma relação produtiva
Autor:  
  Mara Rejane Osório Dutra   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UFPEL/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Doutorado
Ano da Tese  
  2005
Acessos:  
  308
Resumo  
  Este trabalho enfoca a relação dos professores com a Educação Ambiental (EA). A partir da análise de um conjunto de discursos que são utilizados por onze professores de escolas municipais de Pelotas; mostro que as representações sobre as práticas de EA desses professores têm efeitos produtivos nos espaço escolar. Utilizo-me de uma perspectiva pós-estruturalista foucaultiana para argumentar que os discursos dos professores e as condições que as escolas proporcionam à EA produzem um tipo específico de EA. Esse tipo de EA orienta-se pela direção de um currículo turístico; por práticas pedagógicas que reduzem a problemática ambiental a procedimentos pontuais de embelezamento e limpeza do ambiente; e pelo desejo de produzir um sujeito auto-reflexivo; autogovernado e consciente dos problemas ambientais. Argumento; ainda; que as representações que os professores produziram sobre a EA vêm sendo influenciadas por diferentes discursos que os interpelam.
     
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