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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
681.64
KB
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Título: |
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Professores e educação ambiental: uma relação produtiva |
Autor: |
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Mara Rejane Osório Dutra
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFPEL/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2005 |
Acessos: |
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337 |
Resumo |
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Este trabalho enfoca a relação dos professores com a Educação Ambiental (EA). A partir da análise de um conjunto de discursos que são utilizados por onze professores de escolas municipais de Pelotas; mostro que as representações sobre as práticas de EA desses professores têm efeitos produtivos nos espaço escolar. Utilizo-me de uma perspectiva pós-estruturalista foucaultiana para argumentar que os discursos dos professores e as condições que as escolas proporcionam à EA produzem um tipo específico de EA. Esse tipo de EA orienta-se pela direção de um currículo turístico; por práticas pedagógicas que reduzem a problemática ambiental a procedimentos pontuais de embelezamento e limpeza do ambiente; e pelo desejo de produzir um sujeito auto-reflexivo; autogovernado e consciente dos problemas ambientais. Argumento; ainda; que as representações que os professores produziram sobre a EA vêm sendo influenciadas por diferentes discursos que os interpelam. |
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