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Título:  
  O turismo no espaço rural em Rondônia sob um enfoque mercadológico
Autor:  
  Ronie Peterson Silvestre   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNIR/ADMINISTRAÇÃO
Área Conhecimento  
  ADMINISTRAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  463
Resumo  
  Este trabalho examinou o desenvolvimento da atividade turística no meio rural em Rondônia em relação ao composto de marketing turístico em cada uma de suas variáveis: produto; preço; praça (acessos e facilidades); promoção; programas; parcerias e pessoas. O turismo no espaço rural vem sendo discutido como um importante meio de desenvolvimento econômico; social e ambiental por uma série de razões. Dentre algumas estão a diversificação da economia regional pelo estabelecimento de micro e pequenos negócios; melhoria das condições de vida das famílias rurais; diminuição do êxodo rural; reencontro dos cidadãos com suas origens rurais e com a natureza; criação de receitas alternativas que valorizam as atividades rurais; agregação de valor ao produto primário por meio da verticalização da produção e o resgate da auto-estima do campesino. A pesquisa foi realizada através de casos múltiplos. Utilizou-se uma amostra de oito empreendimentos que se baseou; principalmente; na busca pela diversificação de ofertas turísticas. A pesquisa foi exploratória e descritiva e utilizou como procedimentos técnicos a pesquisa bibliográfica e o levantamento. Foram utilizadas como instrumento de coleta de dados; a entrevista em profundidade com questões semi-estruturadas e observação participante de forma aberta. O trabalho traz um referencial teórico sobre turismo sustentável; turismo; turismo no espaço rural; administração e marketing de serviços. Os serviços turísticos foram distribuídos em nove modalidades. Para tornar os empreendimentos mais atrativos; as propriedades lançam mão de diversas atividades de acordo com a demanda e o potencial existente no local. As principais estratégias relacionadas ao preço encontradas são: discriminação de preços em forma de descontos sazonais; preços acima da média; preço baixo em day use; preço por conjunto de serviços (preço de pacote); preços em pacote misto. Foram elaboradas tabelas que mostram a distância existente entre os empreendimentos e as principais cidades com sua respectiva população e a distância existente entre um empreendimento e outro; além de caracterizar as vias e os meios de transporte. Descreveram-se as facilidades existentes em cada empreendimento como o acesso ao celular e internet. Os sites na internet e a propaganda boca-a-boca foram considerados muito satisfatórios do ponto de vista da atratividade pelos entrevistados; além da pesquisa levantar outros canais de comunicação utilizados pelos empreendimentos. São caracterizadas as programações realizadas pelos empreendimentos e o grau de importância atribuído pelos entrevistados a essa variável. As parcerias ainda são incipientes apesar dos empreendimentos atribuírem uma grande importância a elas para a geração de valor econômico. São apontados os principais desafios na administração de pessoas; entre eles a falta de experiência dos residentes próximos aos empreendimentos no atendimento ao turista. Portanto; a pesquisa alcançou os objetivos propostos finalizando com várias recomendações para trabalhos futuros.
     
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