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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
5,74
MB
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Título: |
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A ferrovia e o automóvel: ícones da modernidade na cidade de Bauru (1917 - 1939) |
Autor: |
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Fabio Paride Pallotta
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNESP/ASS/HISTÓRIA |
Área Conhecimento |
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HISTÓRIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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482 |
Resumo |
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A presente dissertação de mestrado tem como objetivo estabelecer uma relação
entre o processo modernizador na cidade de Bauru e os meios de transporte
ferroviário e rodoviário a partir de fontes impressas; em especial jornais da cidade de
Bauru das décadas de 1920 e 1930. Além dos jornais O Bauru; O Dilúculo; Correio
de Bauru; Diario da Noroeste e a Folha do Povo tomados como fontes principais;
documentos oficiais da rede ferroviária compõem as fontes históricas para o
desenvolvimento da pesquisa. Esta demonstra que as ferrovias trouxeram não
apenas a modernização; mas novas práticas sociais e produtos de consumo de
grande status social como o automóvel; além de terem sido as responsáveis pelo
desenvolvimento da aviação como meio de integração nacional. Dentro do recorte
temporal proposto destacam-se fatos importantes ocorridos na transição política
entre a República Velha (1889-1930) e a Era de Vargas (1930-1945). Um dos fatos
marcantes para a cidade de Bauru foi a construção da Estação Ferroviária Central;
que demarcou o poder do Estado Varguista em meio as elites locais em oposição
aos antigos poderes da aristocracia cafeeira. A grandiosidade da estação ferroviária
que uniu as três linhas no entroncamento ferroviário da cidade resultou da atuação
de tentáculos da política varguista em Bauru. Contudo à época de sua inauguração
os veículos automotores já tomavam o lugar de destaque na cidade dando lugar à
outra lógica modernizadora: a da velocidade. |
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