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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,25
MB
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Título: |
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Bairro Jardim Renascer em Cuiabá: um estudo de caso do saneamento e da Educação Ambiental |
Autor: |
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Samuel Laudelino da Silva
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFMT/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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761 |
Resumo |
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O presente trabalho é resultado de pesquisas realizadas entre os anos 20062007; durante o curso de mestrado em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Nesse período trabalhamos junto à comunidade do Bairro Jardim Renascer; em Cuiabá capital do Estado de Mato Grosso; área ocupada por movimento popular em agosto de 1997. O objetivo deste trabalho é desvendar as condições de Saneamento Ambiental do Bairro; procurando conhecer sua origem e problemas; via olhares e aspirações dos moradores; além de verificar como a Educação Ambiental pode contribuir na tarefa de superar a simples sensibilização a questões ambientais. O quadro que se apresentava era: falta de infra-estrutura básica; a população desejava a área do Bairro legalizada; o interesse em legalizar é objeto político; enquanto não surge a sonhada legalização; nada de concreto ocorre; apenas discursos vazios; sem horizonte. Nesse contexto confuso e cheio de distorções além de esclarecer a origem dos problemas procuramos verificar de que forma a Educação Ambiental poderia contribuir naquela comunidade. A pesquisa buscava compreender a relação entre homem e natureza numa comunidade urbana sem obras de infra-estrutura; no centro de uma capital. Analisamos como a população compreende e vivencia a Educação Ambiental não-formal na conservação e preservação dos recursos naturais. Neste caso as nascentes; a área verde e o Córrego do Barbado são contemplados pelo trabalho como elementos para verificar a sensibilidade dos residentes para os recursos naturais; ainda que escassos; presentes na área. Para tanto a metodologia adotada foi à qualitativa; através de um estudo de caso que contou com técnicas de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionário a 10 colaboradores/pesquisados; residentes no lócus do estudo. Sendo assim; esta pesquisa buscou também entender as concepções do morador da comunidade em relação aos conceitos abordados nos questionários; ou seja; Educação Ambiental; Meio Ambiente; Saneamento Ambiental; além da preservação dos poucos recursos naturais existentes. Nas considerações finais mostramos questões para reflexão tanto dos responsáveis pelo sistema de saneamento; quanto dos responsáveis pela preservação do Meio Ambiente; além de salientar a necessidade de Educação Ambiental; uma vez que a pesquisa aponta a pouca atenção disponibilizada a esta área no Município; no Estado e no País. Destacamos ainda o enorme vazio no que concerne à temática ambiental. Temos a intenção de oportunizar com esta pesquisa contribuição àqueles que se interessam por Saneamento Ambiental; e aos poderes constituídos que têm por dever zelar; conservar e preservar o Meio Ambiente. |
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