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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,72
MB
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Título: |
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Bases para educação ambiental em espaços não-escolarizados: um estudo com a Comunidade de Retireiros do Araguaia, Luciara - MT |
Autor: |
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Regisnei Aparecido Oliveira Silva
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFMT/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2005 |
Acessos: |
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265 |
Resumo |
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O presente trabalho foi realizado com a população de uma comunidade tradicional denominada Retireiros do Araguaia; localizada no município de Luciara; região Norte Araguaia do Estado de Mato Grosso a 11° 05 25 S e 50°37 49 N; distante 1200 quilômetros da capital do estado; Cuiabá. Teve como objetivo estudar a relação entre o saber tradicional desta população acerca do ambiente e o processo educativo ali estabelecido. Utilizou-se como base metodológica a observação participativa e entrevista semi-estruturada com retireiros escolhidos por amostra intencional. A Comunidade é formada por aproximadamente 40 famílias que há mais de seis décadas desenvolvem uma atividade de cria de gado bovino em pastagens nativas da região. O sistema de uso comum do espaço é característica fundamental para a subsistência destas famílias. O gado é criado de forma extensiva nos períodos de seca (maio a dezembro) e no período chuvoso (janeiro a abril) é retirado para as partes altas; onde não há inundação. Para se manterem inseridos nesse ambiente; os retireiros adquiriram ao longo dos anos uma gama de conhecimentos que vai desde o manejo da fauna e flora até o conhecimento sobre o ambiente físico (clima; solo; temperatura). Associado a este saber; percebe-se uma forte ligação deste povo com a simbologia e misticismo; atribuindo a estes fatores; diversos fenômenos naturais. Todo esse conhecimento é entendido como um processo educativo informal que ocorre em espaços não-escolarizados no cotidiano das famílias de acordo com suas manifestações culturais. Nota-se que é este o conhecimento de que dependem para sobrevivência no local; sendo passado de geração a geração; por meio da observação e oralidade e registrado culturalmente na memória do povo. Este modelo é entendido como Educação Ambiental informal e pode servir de subsídio para discussões em espaços escolarizados; pois além de garantir a permanência da população no local; garante o equilíbrio do ambiente e consequentemente a conservação da biodiversidade. Além desse saber; a população participa da educação desenvolvida nos espaços escolarizados; entendida como educação formal; utilizando-a como mecanismo de conquista de seus direitos e luta para uma melhor qualidade de vida. Estes dois modelos de educação são fundamentais para consolidar o processo educativo na comunidade e garantir a identidade da população retireira. |
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