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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1,24
MB
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Título: |
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A alfabetização no currículo da escola organizada por ciclos no sistema estadual de educação |
Autor: |
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Rita de Cassia Silva Godoi Menegao
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFMT/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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467 |
Resumo |
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Esta investigação aborda a alfabetização nos Ciclos de formação tendo por objeto de estudo o currículo de alfabetização desenvolvido pelas professoras do 1º. Ciclo. O objetivo é compreender como as professoras alfabetizadoras desenvolvem o currículo de alfabetização no 1º. Ciclo do Ensino Fundamental da rede estadual de Mato Grosso no município de Cuiabá. A investigação se construiu pela abordagem metodológica através da pesquisa qualitativa e interpretativa e instrumentalizou-se pelo questionário; entrevistas e análise documental no diálogo com 9 nove professoras alfabetizadoras que atuam em três escolas. A questão norteadora se constituiu pelas seguintes indagações: Que currículo de alfabetização as professoras desenvolvem no 1º. Ciclo? Para as professoras alfabetizadoras; o que deve aprender um aluno que está sendo alfabetizado? A tessitura do aporte teórico se deu tomando por referência a comunicação dos estudiosos da organização em Ciclos: Mainardes (2007); Barreto; Mitrullis (2004); Freitas (2004); Arroyo (1999; 2004; 2007); Fetzner Krug (2001; 2007); da alfabetização: Freire (2006); Mortatti (2004); Soares (2003; 2004; 2005); e do currículo: Gimeno Sacristán (2000); Gimeno Sacristán e Perez Gómez (1998); Pacheco (2005); entre outros. A análise dos dados indica que as bases teórico-conceituais de alfabetização e de currículo; assumidas pelas professoras; transitam entre duas concepções: uma na perspectiva conservadora e restrita de alfabetização onde as alfabetizadoras demonstram forte apego às aprendizagens básicas de leitura; escrita e aritmética; balizadas nas atividades de treinamento; de memorização mecânica e instrumental; elementos caracterizadores de uma concepção curricular tradicional baseada na organização escolar em séries que continua ocupando um espaço significativo nessas escolas; outra numa perspectiva de alfabetização mais ampla e inovadora onde se compreende como necessários a interpretação; o entendimento; o uso do raciocínio lógico possibilitando a compreensão de textos e resolução de problemas; ou seja; atuando com a proposição de atividades problematizadoras e reflexivas condizentes com um currículo de alfabetização emancipatório e com a organização escolar por Ciclos. De modo geral; o que se percebe é que; nessas unidades escolares; os elementos inovadores e os tradicionais convivem cotidianamente. |
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