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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
4,77
MB
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Título: |
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A abordagem da gramática em material didático do ensino médio |
Autor: |
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Luciana Tomé de Souza Castilho
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UNITAU/LINGÜÍSTICA APLICADA |
Área Conhecimento |
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LINGÜÍSTICA APLICADA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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693 |
Resumo |
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Este trabalho consiste em uma análise de materiais didáticos; mais precisamente das apostilas do ensino médio e de curso pré-vestibular; ambos pertencentes a um conhecido método de educação privado. A intenção da nossa pesquisa foi analisar como tais materiais abordam as questões teóricas e os exercícios de Língua Portuguesa; principalmente aqueles referentes à gramática; a fim de investigarmos se predominam atividades concernentes à gramática teórica; à gramática de uso; à gramática normativa ou à gramática reflexiva (Travaglia; 2006; 2007). Foi averiguado que; embora haja atividades que abordem a gramática de uso; a gramática normativa e a gramática reflexiva; os exercícios predominantes estão relacionados à gramática teórica; indicando que o livro didático é elaborado com base no resultado que os alunos apresentam em exames; como o vestibular; por exemplo (Fidalgo; 2006). Tal fato nos leva a crer que a apostila analisada neste trabalho contempla o ensino da gramática com o objetivo de particularizar não somente a compreensão das regras; mas também o uso e a funcionalidade da língua. |
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