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Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  A abordagem da gramática em material didático do ensino médio
Autor:  
  Luciana Tomé de Souza Castilho   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UNITAU/LINGÜÍSTICA APLICADA
Área Conhecimento  
  LINGÜÍSTICA APLICADA
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  693
Resumo  
  Este trabalho consiste em uma análise de materiais didáticos; mais precisamente das apostilas do ensino médio e de curso pré-vestibular; ambos pertencentes a um conhecido método de educação privado. A intenção da nossa pesquisa foi analisar como tais materiais abordam as questões teóricas e os exercícios de Língua Portuguesa; principalmente aqueles referentes à gramática; a fim de investigarmos se predominam atividades concernentes à gramática teórica; à gramática de uso; à gramática normativa ou à gramática reflexiva (Travaglia; 2006; 2007). Foi averiguado que; embora haja atividades que abordem a gramática de uso; a gramática normativa e a gramática reflexiva; os exercícios predominantes estão relacionados à gramática teórica; indicando que o livro didático é elaborado com base no resultado que os alunos apresentam em exames; como o vestibular; por exemplo (Fidalgo; 2006). Tal fato nos leva a crer que a apostila analisada neste trabalho contempla o ensino da gramática com o objetivo de particularizar não somente a compreensão das regras; mas também o uso e a funcionalidade da língua.
     
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