Portal Domínio Público - Biblioteca digital desenvolvida em software livre  
Missão
Política do Acervo
Estatísticas
Fale Conosco
Quero Colaborar
Ajuda
 
 
Tipo de Mídia: Texto
Formato:  .pdf
Tamanho:  435,84 KB
     
  Detalhe da ibra
Pesquisa Básica
Pesquisa por Conteúdo
Pesquisa por Nome do Autor
Pesquisa por Periodicos CAPES
 
     
 
Título:  
  Jogos e M-Learning: do veículo de comunicação ao instrumento de ensino
Autor:  
  Renata Lucia Sena Bianchi Adriani   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC/SP/COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA
Área Conhecimento  
  COMUNICAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2008
Acessos:  
  333
Resumo  
  O jogo é reconhecido como meio de fornecer ao indivíduo um ambiente agradável; motivador; planejado e enriquecido; que possibilita a aprendizagem de várias habilidades. Atualmente; novas e variadas técnicas foram utilizadas para introduzir o jogo na vida acadêmica; bem como novas mídias digitais surgiram como agentes inteligentes na formação do indivíduo. Desta forma; esta pesquisa une estas duas vertentes: o jogo e as novas mídias digitais móveis como recurso de ensino e como esse fato surte efeitos na comunicação como um todo. Os objetivos desta pesquisa são: analisar como o uso dos jogos em m-learning pode ser um instrumento de ensino e como ele pode interferir no desempenho docente; identificar o uso de jogos no processo de ensino-aprendizagem; sua aplicabilidade e interação social; identificar como o m-learning pode fortalecer a teoria dos jogos como instrumento de ensino. A metodologia utilizada fundamentou-se em pesquisa bibliográfica sobre o tema; baseada em alguns autores; como: Rogério da Costa; Lúcia Santaella; Eugênio Trivinho; Walter Benjamim; Rheingold; entre outros engrandeceram o corpus desta pesquisa. A partir da pesquisa realizada; chegou às considerações finais que: os jogos em m-learning quando trabalhado no ensino superior; oferece tanto ao docente como ao aluno inúmeras possibilidades educacionais contribuindo para o intelectual e profissional de ambos; possibilitando ao docente avaliar e refletir sobre sua prática educativa. Desta forma; será estudado que é preciso que a comunicação interaja com a educação; dando aos envolvidos neste processo uma nova visão ao docente e discente destacando como o ensino; através de veículos móveis; pode auxiliar o desenvolvimento e a aprendizagem. Estas características oportunizarão aos seus egressos a descoberta da própria episteme. Acredita-se que a não valorização dessas atividades na Educação recai; em grande parte; nas lacunas curriculares dos cursos de formação de professores; para trabalharem com estes alunos nessa fase de desenvolvimento. A nova dimensão é mais nobre ainda e muito mais complexa; ele não é o mestre distante e autoritário; não é mero técnico que domina conteúdos específicos e imutáveis; não é o professor ou a professora que compreendem; apóiam ou se condoem com os problemas do aluno; discutindo e ajudando-as a resolver suas dificuldades. É o docente; um profundo conhecedor de uma área do conhecimento e das áreas correlatas; facilitando; portanto; a transinterdisciplinaridade através de novos e complexos sistemas digitais e proporcionando com o m-learning o instrumento propulsor do conhecimento
     
    Baixar arquivo