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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
435,84
KB
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Título: |
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Jogos e M-Learning: do veículo de comunicação ao instrumento de ensino |
Autor: |
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Renata Lucia Sena Bianchi Adriani
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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PUC/SP/COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA |
Área Conhecimento |
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COMUNICAÇÃO |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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333 |
Resumo |
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O jogo é reconhecido como meio de fornecer ao indivíduo um ambiente agradável; motivador; planejado e enriquecido; que possibilita a aprendizagem de várias habilidades. Atualmente; novas e variadas técnicas foram utilizadas para introduzir o jogo na vida acadêmica; bem como novas mídias digitais surgiram como agentes inteligentes na formação do indivíduo. Desta forma; esta pesquisa une estas duas vertentes: o jogo e as novas mídias digitais móveis como recurso de ensino e como esse fato surte efeitos na comunicação como um todo. Os objetivos desta pesquisa são: analisar como o uso dos jogos em m-learning pode ser um instrumento de ensino e como ele pode interferir no desempenho docente; identificar o uso de jogos no processo de ensino-aprendizagem; sua aplicabilidade e interação social; identificar como o m-learning pode fortalecer a teoria dos jogos como instrumento de ensino. A metodologia utilizada fundamentou-se em pesquisa bibliográfica sobre o tema; baseada em alguns autores; como: Rogério da Costa; Lúcia Santaella; Eugênio Trivinho; Walter Benjamim; Rheingold; entre outros engrandeceram o corpus desta pesquisa. A partir da pesquisa realizada; chegou às considerações finais que: os jogos em m-learning quando trabalhado no ensino superior; oferece tanto ao docente como ao aluno inúmeras possibilidades educacionais contribuindo para o intelectual e profissional de ambos; possibilitando ao docente avaliar e refletir sobre sua prática educativa. Desta forma; será estudado que é preciso que a comunicação interaja com a educação; dando aos envolvidos neste processo uma nova visão ao docente e discente destacando como o ensino; através de veículos móveis; pode auxiliar o desenvolvimento e a aprendizagem. Estas características oportunizarão aos seus egressos a descoberta da própria episteme. Acredita-se que a não valorização dessas atividades na Educação recai; em grande parte; nas lacunas curriculares dos cursos de formação de professores; para trabalharem com estes alunos nessa fase de desenvolvimento. A nova dimensão é mais nobre ainda e muito mais complexa; ele não é o mestre distante e autoritário; não é mero técnico que domina conteúdos específicos e imutáveis; não é o professor ou a professora que compreendem; apóiam ou se condoem com os problemas do aluno; discutindo e ajudando-as a resolver suas dificuldades. É o docente; um profundo conhecedor de uma área do conhecimento e das áreas correlatas; facilitando; portanto; a transinterdisciplinaridade através de novos e complexos sistemas digitais e proporcionando com o m-learning o instrumento propulsor do conhecimento |
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