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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
2,49
MB
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Título: |
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Comunidades de aprendizagem: a construção da dialogicidade na sala de aula |
Autor: |
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Vanessa Gabassa
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFSCAR/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
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EDUCAÇÃO |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2009 |
Acessos: |
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852 |
Resumo |
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A tese que aqui se apresenta intitula-se Comunidades de Aprendizagem: a construção da
dialogicidade na sala de aula e teve como principal objetivo investigar o diálogo na aula;
partindo-se das experiências de duas professoras que atuam em uma escola que se
transformou em Comunidade de Aprendizagem; na cidade de São Carlos. Tendo como
referências as elaborações teóricas de Habermas; quanto ao conceito de ação comunicativa; e
de Freire; sobre a dialogicidade; no trabalho; apresentam-se teorias dialógicas da sociologia e
da educação; a partir das quais foi possível avaliar as abordagens metodológicas de ensino
presentes na escola quanto aos elementos que se apresentam a favor do diálogo e aqueles que
se colocam contra ele. O conceito de aprendizagem dialógica; formulado pelo Centro Especial
em Teorias e Práticas Superadoras de Desigualdades (CREA/UB- Espanha) também é chave
para a análise que aqui fazemos da aula. Tendo como referência a metodologia comunicativa-
crítica de investigação; este trabalho contou com observações comunicativas; relatos
comunicativos de vida e grupos de discussão como seus principais instrumentos de coleta de
dados e envolveu uma análise intersubjetiva dos dados; em parceria com professoras e
crianças da escola investigada. Os dados foram coletados entre agosto de 2008 e julho de
2009; e foram analisados a partir de duas dimensões: transformadora e exclusora; próprias da
metodologia adotada. A primeira diz respeito aos elementos encontrados na realidade
investigada que aproximam os sujeitos que ali vivem de seus desejos e aspirações e a segunda
às barreiras que se colocam para que atinjam seus objetivos. No caso dessa pesquisa; os
elementos transformadores dizem respeito àqueles que favorecem o diálogo na sala de aula e
os elementos obstaculizadores; àqueles que impedem a prática dialógica neste tipo de espaço.
Além dessas duas dimensões; também foram consideradas para a análise as categorias sistema
e mundo da vida; destacadas a partir da teoria de Habermas; com o objetivo de evidenciar
quais elementos; sejam eles transformadores ou obstaculizadores; encontrados na realidade
estudada; referem-se à esfera do sistema e quais estão presentes no contexto do mundo da
vida. O sistema; tal como formula Habermas (1987); diz respeito às instituições e esferas da
sociedade controladas pelo poder e pelo dinheiro. O mundo da vida; por sua vez; diz respeito
à esfera da vida cotidiana; a partir da qual as pessoas interagem e dialogam na busca de
entendimentos. Desde esse ponto de vista; os resultados alcançados revelam a quase ausência
do sistema no sentido de potencializar ou criar situações que favoreçam o diálogo na sala de
aula; enquanto que evidenciam a forte atuação desse mesmo sistema no sentido de
obstaculizá-lo. As observações comunicativas; relatos e grupos de discussão revelaram
momentos bastante favorecedores do diálogo na aula; mas também apontaram obstáculos a
uma prática docente dialógica. De maneira geral; revelaram que a construção de aulas
dialógicas não depende da incorporação de uma metodologia de ensino; entendida enquanto
instrumentos que o/a professor/a utiliza para alcançar seus objetivos de ensino. Ao contrário; a
imposição de um modelo de dar aula apresenta-se como obstáculo ao exercício do diálogo.
A dialogicidade na aula; a partir do que pudemos evidenciar neste estudo; refere-se a uma
postura assumida pelo professor ou professora; que implica o reconhecimento de que os/as
professores/as tanto ensinam quanto aprendem com seus alunos e alunas e que o
conhecimento escolar deva ser trabalhado em prol da igualdade de direitos e da possível
transformação do mundo. |
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