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Título:  
  No mundo das normalistas: as representações da futura professora nas páginas das revistas Instituto e Normalista (1941-1953)
Autor:  
  Carla Zottolo Villanova Souza   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  UERJ/EDUCAÇÃO
Área Conhecimento  
  EDUCAÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2007
Acessos:  
  64
Resumo  
  O presente estudo; situado no campo da pesquisa em história da educação brasileira; tem por objetivo desenvolver uma reflexão sobre as representações relativas ao magistério; tendo como foco a futura educadora; nas décadas de 1940-1950; utilizando-se como fonte privilegiada as revistas escolares; produzidas no âmbito de uma instituição formativa modelar; o Instituto de Educação do Rio de Janeiro. Pretende-se demonstrar; um pouco da vivência e dos anseios das futuras professoras; percebendo; em suas representações; a constituição da identidade da normalista; que tem como foco o futuro - também valorizado no caso das ações educativas que possuem como alvo a criança. Em nossa análise; partimos do entendimento de que a constituição da identidade de um grupo; compreendida em uma dimensão multifacetada; deve ser analisada no quadro de construção dos processos de representações. Sendo assim; nos interessa observar os aspectos relacionados à construção da identidade da futura professora através da problematização da condição feminina no período analisado e da impregnação dos valores morais de orientação cívica e religiosa no processo de formação docente. Valorizando principalmente os aspectos levantados; acreditamos poder contribuir com este estudo para um melhor entendimento a respeito dos discursos e práticas relativos à formação de professoras no período focalizado; considerando as representações como formas culturais que se transformam e se distinguem; histórica e socialmente.
     
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