|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
9,56
MB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
No mundo das normalistas: as representações da futura professora nas páginas das revistas Instituto e Normalista (1941-1953) |
Autor: |
|
Carla Zottolo Villanova Souza
 |
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
UERJ/EDUCAÇÃO |
Área Conhecimento |
|
EDUCAÇÃO |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2007 |
Acessos: |
|
564 |
Resumo |
|
O presente estudo; situado no campo da pesquisa em história da
educação brasileira; tem por objetivo desenvolver uma reflexão sobre as
representações relativas ao magistério; tendo como foco a futura educadora;
nas décadas de 1940-1950; utilizando-se como fonte privilegiada as revistas
escolares; produzidas no âmbito de uma instituição formativa modelar; o
Instituto de Educação do Rio de Janeiro. Pretende-se demonstrar; um pouco
da vivência e dos anseios das futuras professoras; percebendo; em suas
representações; a constituição da identidade da normalista; que tem como foco
o futuro - também valorizado no caso das ações educativas que possuem como
alvo a criança. Em nossa análise; partimos do entendimento de que a
constituição da identidade de um grupo; compreendida em uma dimensão
multifacetada; deve ser analisada no quadro de construção dos processos de
representações. Sendo assim; nos interessa observar os aspectos
relacionados à construção da identidade da futura professora através da
problematização da condição feminina no período analisado e da impregnação
dos valores morais de orientação cívica e religiosa no processo de formação
docente. Valorizando principalmente os aspectos levantados; acreditamos
poder contribuir com este estudo para um melhor entendimento a respeito dos
discursos e práticas relativos à formação de professoras no período focalizado;
considerando as representações como formas culturais que se transformam e
se distinguem; histórica e socialmente. |
|
|
|
|
|
 |
|
|
|