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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
343,74
KB
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Título: |
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Adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1: construindo sentidos sobre adolescência, corpo, saúde e diabetes |
Autor: |
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Teresa Cristina Martins Silva
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFU/PSICOLOGIA |
Área Conhecimento |
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PSICOLOGIA |
Nível |
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Mestrado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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271 |
Resumo |
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A temática adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1 tem sido de interesse para muitos
estudos. Em geral; as investigações são inspiradas nos modelos biomédicos e
biopsicossoais de compreensão do processo saúde-doença; que têm enfoque na ótica do
médico ou dos serviços de saúde. Nesse sentido; a perspectiva construcionista social
oferece uma alternativa ao privilegiar a perspectiva do paciente; legitimando-a. Inspirada
na proposta construcionista; este trabalho tem o objetivo de descrever os repertórios
interpretativos usados por adolescentes com Diabetes Mellitus Tipo 1 em situação de
entrevista sobre os aspectos relacionados ao Diabetes Mellitus e Adolescência. O
referencial teórico-metodológico foi pautado na metodologia qualitativa e nos pressupostos
do construcionismo social. Os participantes foram 14 adolescentes; com idades entre 12 e
18 anos; sendo 7 do sexo feminino e 7 do sexo masculino; todos com diagnóstico de
Diabetes Mellitus Tipo 1; há pelo menos 1 ano; e usuários do Centro Municipal de Atenção
ao Diabético da cidade de Uberlândia MG. Os adolescentes participaram de uma
entrevista semi-estruturada que abordou os seguintes temas: adolescência; corpo; saúde e
diabetes. A análise dos dados foi inspirada na proposta da abordagem das Práticas
Discursivas e Produção de Sentidos que consistiu na leitura exaustiva das entrevistas
transcritas; na construção dos Mapas de Associação de Idéias; e sua análise vertical e
horizontal. Na primeira; houve a identificação dos repertórios interpretativos para cada um
dos temas investigados em seu caráter estático; e na segunda; percebeu-se a mobilidade dos
repertórios em seu caráter dinâmico e contextual. Na análise vertical; foram identificados
os seguintes repertórios interpretativos para cada tema investigado: Adolescência - (1)
Adolescência alterando o psicológico; (2) Adolescência que traz ganhos; (3)
Adolescência: eu e o outro nas relações interpessoais; (4) O adolescente responsável;
Corpo (1) Corpo em transformação; (2) Corpo e sua sexualidade; (3) Corpo estético; (4)
Corpo vulnerável; Saúde (1) Saúde como auto-cuidado; (2) Saúde controlada; (3) Saúde
como disposição; (4) Saúde é tudo; Diabetes (1) Diabetes como problema; (2) Diabetes
como doença; (3) Diabetes como vivência. Na análise horizontal; pode-se perceber como
os repertórios são combinados para descrever; justificar; explicar e se posicionar em
diferentes situações; sendo observado o caráter dinâmico e contextual dos mesmos. Esta
análise possibilitou mostrar a diversidade de repertórios disponíveis para a compreensão da
relação adolescência e diabetes; sendo que muitos deles estão para além das concepções
tradicionais difundidas pelo discurso científico dominante. Alguns repertórios parecem
produzir descrições dotadas de positividade que ajudam o adolescente com diabetes a
conviver com a doença; no entanto; outros geram descrições que parecem ser difíceis e
penosas para eles. Portanto; é necessário que os repertórios disponíveis para o
entendimento da adolescência e diabetes que facilitem o cuidado do diabetes ganhem força
e sejam considerados pelos profissionais da saúde; incluindo o adolescente como
participante ativo na construção do projeto terapêutico. |
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