|
|
Tipo de Mídia:
Texto
|
|
Formato:
.pdf
|
Tamanho:
396,92
KB
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Título: |
|
Música aos corações: um tourbillon social nas óperas de Jean-Jacques Rousseau |
Autor: |
|
Angela de Campos Machado Vessoni Calderazzo
|
Categoria: |
|
Teses e Dissertações |
Idioma: |
|
Português |
Instituição:/Parceiro |
|
[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
|
Instituição:/Programa |
|
PUC/SP/HISTÓRIA |
Área Conhecimento |
|
HISTÓRIA |
Nível |
|
Mestrado
|
Ano da Tese |
|
2008 |
Acessos: |
|
243 |
Resumo |
|
Pela análise imanente dos libretos; partituras e gravações das óperas La decouverte du nouveau monde; Le devin du village; Daphnis et Chloé; Les muses galantes; Pygmalion; romanzas e motetos compostos por Jean-Jacques Rousseau; nosso trabalho tematiza a história da sociedade iluminista pela crítica do compositor ao que denominou tourbillon social. Crítica construída com a hipótese de um estado de natureza previsto para corrigir uma sociedade turbulenta e corrupta. Partimos da idéia de que a sensibilidade de Rousseau; como um artista do século XVIII; explica uma paradoxalidade de mundo e expressa uma contradição que opõe o natural ao moderno. Uma idealização que confronta natureza e sociedade corrompida. Que materializa; em música e texto; uma visão de mundo moderna; que se afastou de um estado de natureza idealizado pelo compositor. Um desenho do mundo burguês do século XVIII e da forma como a mulher agia naquela dinâmica social |
|
|
|
|
|
|
|
|
|