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Tipo de Mídia:
Texto
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Formato:
.pdf
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Tamanho:
1.34
MB
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Título: |
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Da cruzada à demanda: a tradição épica da Ordem dos Templários na Baixa Idade Média Portuguesa: séculos XII-XIV |
Autor: |
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Ademir Luiz da Silva
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Categoria: |
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Teses e Dissertações |
Idioma: |
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Português |
Instituição:/Parceiro |
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[cp] Programas de Pós-graduação da CAPES
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Instituição:/Programa |
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UFG/HISTÓRIA |
Área Conhecimento |
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HISTÓRIA |
Nível |
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Doutorado
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Ano da Tese |
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2008 |
Acessos: |
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908 |
Resumo |
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A Ordem dos Templários foi fundada na Palestina; entre 1118 e 1119; após a vitória cristã na Primeira Grande Cruzada; com o objetivo de proteger os palmeiros que visitavam os Lugares Santos. Os poucos monges-guerreiros do núcleo inicial rapidamente ganharam fama e; sob a tutela intelectual de Barnardo de Claraval; o Templo espalhou-se por toda a Europa. Em Portugal; liderados pelo mestre Gualdim Pais; que se tornaria uma figura lendária; os cavaleiros templários tiveram importante papel nas Guerras de Reconquista. Com o passar dos séculos; a Ordem acumulou imensa quantidades de terras e propriedades urbanas; tornando-se rica e poderosa. Ao mesmo tempo; desenvolveu-se no imaginário medieval toda uma Tradição Épica ligada aos feitos de armas dos freires do Templo. Em meados do século XIV; por motivos políticos e econômicos; a Ordem de indispôs com o rei francês; Felipe; o Belo; e o papa Clemente V. O resultado foi um processo que levou a sua supressão. O rei português; Dom Dinis; optou por construir uma nova confraria; de caráter eminentemente lusitano; a partir das estruturas deixadas pelo Templo. Deste modo; a Ordem de Cristo herdou; além dos bens; também a Tradição Épica templária; que; apesar de anacrônicas; era politicamente importante. Mas a Europa necessitava de um novo modelo cavaleiresco; que foi proposto pelo filósofo Raimundo Lúcio. A nova cavalaria; de modos mais sofisticados que sua antecessora; via-se como continuadora de sua Tradição Épica; formou a vanguarda das Grandes Navegações. A demanda; o signo da busca; substitui o sentimento de cruzada. A tradução literária desses valores; acrescidos de forte influência do pensamento milenarista joaquimita; pode ser encontrada na versão portuguesa para a novela de gesta francesa A Demanda do Santo Graal. À Exceção de seu protagonista; Galaaz; um templário à moda antiga; toda a corte da Távola Redonda identifica-se com o modelo cavaleiresco proposto pala Arte luliana. |
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