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Título:  
  Dimensionamento de tancagem de combustível em bases secundárias: decisões de investimento para superar ineficiências do sistema de transporte ferroviario
Autor:  
  Sergio de Souza Araujo   Listar as obras deste autor
Categoria:  
  Teses e Dissertações
Idioma:  
  Português
Instituição:/Parceiro  
  [cp] Programas de Pós-graduação da CAPES   Ir para a página desta Instituição
Instituição:/Programa  
  PUC-RIO/ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Área Conhecimento  
  ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Nível  
  Mestrado
Ano da Tese  
  2006
Acessos:  
  511
Resumo  
  Nesta dissertação; é abordada a cadeia de suprimento e distribuição de derivados de petróleo no Brasil; com foco na avaliação econômica do investimento adicional necessário para construção de tanques para armazenagem de combustíveis líquidos em Bases Secundárias cuja necessidade decorre das falhas do sistema ferroviário nas operações de transferências de combustíveis líquidos de Bases Primárias para Bases Secundárias. No estudo de caso apresentado limitou-se a avaliação ao abastecimento de óleo diesel de uma Base Secundária localizada no município de Guarapuava do estado do Paraná. A relevância do estudo realizado deve-se ao fato de que; no Modelo de Distribuição de Combustíveis Líquidos no Brasil; o sistema ferroviário tem uma importante participação nas operações de transferências de produtos entre Bases. No entanto; o Sistema Ferroviário instalado no Brasil carece de investimentos para suportar a demanda existente com níveis de serviços desejados pelos usuários. O estudo foi realizado com base numa das sugestões indicadas na Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial da PUC-Rio; por Claudia Dumit; 2005. Considerando os dados levantados de custos de fretes ferroviários e rodoviários e os custos calculados com o investimento em estoque de segurança e em tancagem adicionais; o estudo concluiu que a realização dos investimentos é a melhor alternativa sob o ponto de vista econômico.
     
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